A convite do SEBRAE, o prefeito da Estância Turística de Olímpia, Geninho Zuliani, e a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, participaram do 2º Encontro de Prefeitos e Secretários de Redes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, realizado nesta quinta, dia 05, no Teatro FAAP na capital paulista.
Com o tema “Educação, gestão pública e inovação em pauta”, o encontro reuniu gestores públicos de diversas regiões de São Paulo para a troca de experiências, apresentação de práticas exitosas e o fortalecimento das políticas públicas educacionais.
A educação empreendedora foi o eixo central das discussões, destacada como instrumento estratégico para a transformação social, a promoção da equidade e o desenvolvimento humano.
Representando Olímpia, o prefeito e a secretária participaram do Painel II – Gestão Pública e Educação em Tempo Integral, no qual apresentaram as experiências do município. O painel contou ainda com a participação de Maria Sílvia Bacila, secretária executiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Durante o debate do Encontro, foram abordados temas como a educação em tempo integral enquanto política pública estruturante, a organização da gestão educacional, o planejamento de recursos e equipes, além da integração entre currículo, território e desenvolvimento humano.
A aposta no empreendedorismo tem sido uma das principais premissas do trabalho da gestão em Olímpia em diferentes áreas, desde o último ano. Na educação, o destaque foi o trabalho pedagógico e de gestão desenvolvido, ao longo de 2025, com a implantação da Educação Empreendedora na rede municipal de ensino, em parceria com o SEBRAE, marcando o ensino da cultura empreendedora e o desenvolvimento da autonomia e criatividade infantil.
Entre as ações, o principal projeto foi o programa JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que contou com a formação de professores e coordenadores e atendeu mais de 850 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas de período integral: EMEB Jardim Hélio Cazarini, EMEB Prof. José Sant’Anna, EMEB Profª. Zenaide Rugai Fonseca e EMEB Washington Junqueira Franco.
Para 2026, a meta é expandir o programa para todo o Ensino Fundamental, alcançando as 10 escolas, que somam mais de 3 mil estudantes, com a previsão de inserção da disciplina de Educação Empreendedora na matriz curricular municipal, fortalecendo a cultura do empreendedorismo desde a infância.
O convite também se deve ao reconhecimento do município pelo Ministério da Educação (MEC), por integrar o caderno de experiências inspiradoras em Educação em Tempo Integral, com foco nas ações voltadas à valorização e defesa do folclore na rede municipal de ensino.
O encontro reforçou o papel da gestão pública na construção de uma educação inovadora e conectada com os desafios contemporâneos, promovendo o debate qualificado e a elaboração de planos de ação voltados a um ensino com propósito, capaz de formar cidadãos críticos e mais preparados para o futuro.









