O 62º Festival do Folclore de Olímpia promete ser mais uma edição de sucesso e de preservação da tradição e da diversidade cultural brasileira. Ganhando a cada ano mais destaque nacional, o FEFOL já se consolida como um dos eventos mais importantes do país e tem atraído a atenção de novos grupos interessados em participar dessa grande festa.
Prova disso é o processo amplo e transparente de inscrições, que garante oportunidade igualitária a todos os interessados, conforme critérios do regulamento, e o resultado foi a grande quantidade de grupos inscritos neste ano.
Ao todo, foram registrados 147 grupos, de 24 estados, das cinco regiões brasileiras, com destaque para grupos que inéditos, que somaram 70 inscritos. O estado homenageado desta edição, o Rio de Janeiro, também mostrou sua força, com 21 cadastros.
A missão de avaliar e pré-selecionar os grupos que participarão do 62º FEFOL ficou sob a responsabilidade da Subcomissão de Curadoria Artística, com apoio de membros de outras subcomissões da Comissão Executiva da festa.
O encontro para apresentação e definição dos selecionados foi realizada na tarde da sexta-feira, dia 16 de janeiro, na ECO – Estação Cultural de Olímpia, com a presença da presidente da Comissão do 62º FEFOL, Priscila Foresti, e acompanhamento por videoconferência da presidente de honra, Professora Cidinha Manzolli.
A pré-seleção acirrada fechou em 50 grupos titulares, além de 15 suplentes. A curadoria considera a diversidade cultural, a representatividade regional e o alinhamento com o propósito do festival e a sua programação. Os selecionados serão individualmente informados, com prazo para confirmação até março de 2026.
Segundo orientação da Professora Cidinha Manzolli, o propósito do Professor José Sant’anna é manter vivo através do FEFOL grupos que são únicos em sua essência. Além disso, o festival busca valorizar grupos que representem a cultura autêntica de sua região, dando oportunidade para grupos tradicionais e também para novos conhecerem a festa.
“O nosso FEFOL se anuncia com muitas novidades. Tivemos um número recorde de inscritos e o trabalho da Subcomissão de Curadoria foi árduo para selecionar. Junto a isso, ainda teremos a seleção do estado homenageado em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para trazer a representatividade da cultura fluminense. O próximo passo agora é fazer o ofício-convite chegar aos escolhidos para que eles possam se organizar para estar aqui no maior encontro da cultura brasileira, na Capital Nacional do Folclore”, destacou a secretária de Cultura e Defesa do Folclore e presidente da festa, Priscila Foresti.
O 62º Festival do Folclore de Olímpia será realizado de 01 a 09 de agosto de 2026, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, celebrando o Jubileu de Alecrim e tendo como homenageado o estado do Rio de Janeiro. O FEFOL é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural, parceiros institucionais e patrocínio de empresas olimpienses.
Com programação gratuita, o festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.
CANAIS OFICIAIS:
http://www.folcloreolimpia.com.br
http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial
http://www.instagram.com/fefoloficial
https://www.youtube.com/@FolcloreOlímpia