Com cerca de 5 milhões de visitantes por ano e a segunda maior rede hoteleira de São Paulo, Olímpia acaba de alcançar mais uma conquista: a medalha de Ouro na 6ª edição do TOP Destinos Turísticos 2026, uma das principais premiações do setor. O prêmio, recebido em cerimônia oficial na última sexta-feira (16), é resultado de um trabalho estratégico que transforma a cidade em uma referência de lazer, cultura, entretenimento e hospitalidade.
O evento oficial de premiação foi realizado em Itapecerica da Serra (SP), reunindo autoridades, gestores públicos e representantes do trade turístico. A disputa, promovida anualmente pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) em parceria com a Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo, valoriza municípios que têm o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social.
A edição contou com 16 categorias e revelou as três principais cidades paulistas em termos de viagens e lazer, consagrando Olímpia com Ouro no pódio de 2025, seguido de Socorro, que levou a medalha de Prata para casa, e por Mairiporã, vencedora do Bronze. O resultado ponderou a média entre o total de votos populares, a pontuação técnica e o número de habitantes.
Para o secretário municipal de Turismo, Beto Puttini, a conquista do Ouro é um orgulho que atravessa divisas, sendo resultado de uma gestão estratégica que leva o nome do interior paulista para todo o Brasil.
“O nosso estado de São Paulo trabalha junto. Viva o turismo paulista!”, destaca Puttini. O secretário aponta que a administração investe continuamente em infraestrutura, hospitalidade e na diversificação de atrativos. “Dividimos essa conquista com cada olimpiense, com o trade turístico e com todos que acreditam no potencial da nossa cidade e homenageamos também o precursor do turismo em Olímpia, nosso eterno Benito Benatti”, acrescenta.
O Prêmio TOP Destinos Turísticos atua como um selo de qualidade dos destinos paulistas, destacando referências em inovação e geração de emprego e renda por meio do turismo. Além da do Ouro, Olímpia foi finalista em duas outras categorias, Turismo Cultural e Turismo de Parques Temáticos e Naturais, sendo o vencedor deste último. As conquistas e o reconhecimento de Olímpia reafirmam o papel de destaque do destino no cenário turístico, impulsionado, principalmente, pelos parques mais visitados da América Latina e do mundo, Thermas dos Laranjais e Hot Beach, e a infraestrutura hoteleira, de entretenimento e de serviços que se fortalece na cidade.
Além das águas termais, a cidade também se destaca por sua identidade cultural, ostentando o título de “Capital Nacional do Folclore”, que preserva e valoriza manifestações culturais brasileiras, atraindo artistas e turistas de todas as regiões do país.
Para a Prefeitura de Olímpia, o prêmio representa o valor do trabalho sério, planejado e feito a muitas mãos pela administração municipal, visando a qualidade de vida do morador somado a excelência do atendimento ao turista.









