A trajetória de implantação do Museu do Folclore teve a mesma origem que o prório Festival do Folclore de Olímpia: as escolas. Os trabalhos escolares desenvolvidos pelo professor José Sant'Anna ao iniciar a sua carreira magisterial na Capital do Folclore resultaram exposições de peças folclóricas que se realizavam, inicialmente, no âmbito do hoje extinto Colégio Olímpia. No início dos anos sessenta, o museu era itinerante, visto que aquelas exposições passaram a se realizar também em outras unidades escolares e estabelecimentos comerciais olimpienses, e, a partir de 1965, no festival.
Assim, o museu passou a existir de fato somente em agosto de 1973 (oito anos após o início do festival), quando o então prefeito Dr. Antônio Lopes Ferraz providenciou-lhe a casa própria, cedendo às instâncias do professor. A existência oficial do então Museu de História e Folclore "Maria Olímpia", assim denominado, deu-se mediante a Lei nº 1274, de 18/04/1997, e do Projeto de Lei nº 1625/78, do vereador José Sant'Anna, posteriormente convertido na Lei nº 1358, de 05 de julho de 1978.
Quase 60 anos depois, hoje, o Museu do Folclore se encontra em uma nova sede, instalada dentro no Recinto do Folclore. O Museu foi reestruturado para valorizar o rico acervo que guarda memórias de mais de meio século do Festival do Folclore de Olímpia, considerado um dos maiores do país. Entre as salas montadas, estão a remodelação do acervo do antigo Museu de História e Folclore ‘Maria Olimpia’, com peças e objetos transferidos para a nova sede. Além disso, há uma exposição fotográfica que conta a história do festival com todas as atividades que compõem a festa, incluindo o trabalho da Educação, bem como objetos e ornamentos oferecidos ao Museu pelos grupos visitantes do Festival do Folclore, ao longo de sua história, compondo uma rica homenagem ao folclore e à cultura das cinco regiões brasileiras. O Museu conta também com uma ala de cozinha afetiva e do artesanato local, além de um espaço especial dedicado aos Patronos do Folclore Brasileiro, abordando a temática das lendas.
SERVIÇO:
Endereço: Avenida Menina Moça, 800 - Vila Hípica (Recinto do Folclore)
Visitação Gratuita
Horário de Funcionamento: todos os dias, das 9h às 21h (inclusive feriados)