Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

19/03/2018
Jovens devem procurar UBS para receber doses da vacina contra HPV e Meningite C

As vacinas contra o HPV e a Meningite C estão disponíveis na rede municipal de saúde durante o ano todo para diversas faixas etárias. Mesmo com esta disponibilidade, muitas crianças e adolescentes não procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem imunizados. Por isso, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou uma ação de conscientização e mobilização para imunizar crianças e adolescentes, reforçando em todas as UBS a importância da prevenção.

Segundo dados fornecidos pelo DATASUS do Ministério da Saúde, o município registrou, em 2017, a aplicação de 833 doses da vacina contra Meningite C e 2.503 contra HPV, sendo 1.524 doses em meninos e 979 em meninas.

A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) é destinada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto.

Em relação à Meningite, as doses serão aplicadas em adolescentes com idades entre 11 a 14 anos. A Meningite é transmitida por vias áreas, ou seja, se a bactéria estiver presente no ambiente com grandes aglomerações e alguém estiver com a imunidade baixa corre o risco de ser contaminado. Os primeiros sintomas são fortes dores de cabeça, febre alta, náuseas e dores na nuca.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Lima, imunizar é essencial para evitar o contágio de doenças. “As vacinas estão disponíveis durante o ano todo nas UBS. É preciso que os pais e os responsáveis levem os jovens para receber as doses”, explica a secretária.

Para receber as doses, é preciso comparecer em uma UBS munido com a carteira de vacinação. Além disso, com a caderneta de vacinação em mãos, os profissionais da saúde também analisarão se há outras vacinas em atraso.