Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

16/01/2018
Prefeitura amplia repasse para Santa Casa em mais de 150% em um ano

A partir de janeiro deste ano, a Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia passou a contar com um auxílio maior do município. Isso porque a Prefeitura está repassando, agora, uma subvenção mensal de R$ 262.500,00. O novo repasse representa R$ 57.500,00 a mais ao mês em relação ao que estava sendo destinado à instituição, que significa um aumento de 28,05% de subsídio.

Com o novo aporte financeiro, a atual gestão já aumentou os valores destinados à Santa Casa em R$ 157.500,00 ao mês, ou seja, um montante de 150% a mais em um período de pouco mais de um ano, uma vez que o valor previsto em contrato era de R$ 105.000,00 em 2016.

Em julho de 2017, o hospital passou a gerenciar também a UPA – Unidade de Pronto Atendimento –, o que possibilitou o aumento do repasse mensal da Prefeitura para R$ 250 mil. Tal aumento foi possível devido ao fato de que o convênio com a Santa Casa tem valor de R$ 350 mil/mês, um montante de R$ 100 mil reais a menos que o da antiga administradora, excedente este que passou a ser destinado à instituição para desafoga-la financeiramente.

De acordo com o prefeito Fernando Cunha, a ampliação dos repasses é mais uma medida de auxílio da Prefeitura ao único hospital da cidade para oferecer um atendimento de mais qualidade para a população olimpiense e da região.

“Ao aumentar o repasse nós possibilitamos que a instituição melhore seu atendimento e, consequentemente, atenda nossa população com mais precisão e humanização. Com a Santa Casa bem amparada oferecemos aos pacientes melhores leitos, dinamicidade nos atendimentos e principalmente, condições de salvar vidas”, salienta o prefeito.

Além dos recursos do município, a Santa Casa receberá também um aumento de R$ 41.332,60 em recursos federais, resultando em um repasse mensal de R$ 357.031,32. O aumento decorre da ação conjunta do município com o hospital, que possibilitou a reclassificação dos leitos de UTI para tipo 2.

Assim, somado as duas fontes de recursos, o hospital receberá, a partir deste mês, a verba de R$ 619.531,32 mensais.