Olímpia/SP, 17 de novembro de 2019
ASSISTIR

10/01/2018
Prefeitura discute projetos com Sesi, Senai e Sebrae

Na última semana representantes do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estiveram na Estância Turística de Olímpia para algumas tratativas importantes para o município. Os encontros foram intermediados pelo vereador e líder do Governo na Câmara, João Batista Dias Magalhães. Estiveram também presentes na reunião o prefeito Fernando Cunha, os secretários Maristela Bijotti Meniti (Educação), Tina Riscali (Cultura, Esportes e Lazer) e Sargento Tarcísio (Agricultura, Comércio e Indústria) e Liszt Abdala, secretário Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de Rio Preto.

No encontro com o Sesi, representado por Guilherme Castilho Sábio, diretor do Centro de Atividades, foi abordado o assunto sobre a implantação do sistema de ensino da instituição. Na oportunidade, a secretária de Educação, Maristela Bijotti Meniti, se comprometeu a fazer um levantamento de dados e ver a viabilidade de implantar o sistema no município.

Ainda na reunião, também foi discutido sobre a vinda do PAF – Programa Atleta do Futuro, que promove formação sócio esportiva. O programa tem como objetivo promover formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão. A implantação do PAF será uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Lazer, e indústrias locais.

Já com o representante do Senai, Ilieste Augusto Malta Filho, diretor, a reunião abordou tratativas para a formação de mão de obra em vários setores. No próximo dia 17, representantes de Olímpia estarão em São José do Rio Preto para conhecer o sistema de trabalho do Senai para capacitar a mão de obra local.

Com o Sebrae, representando por Marcos José Amâncio, gerente regional do Sebrae São José do Rio Preto, foi discutido sobre a busca de um sistema de desenvolvimento do empreendedorismo. O trabalho será conduzido pela secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, para que os microempreendedores tenham oportunidade no mercado.

Também foi abordado sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), direcionado aos alunos do ensino fundamental, que incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. A educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

Outro assunto discutido foi sobre a reabertura do posto de atendimento do Sebrae em Olímpia. Ainda neste mês de janeiro, os agentes do Sebrae estarão à disposição na sede da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, localizada na Rua Durval Brito, 67.

Todos os encontros são frutos da recente reunião com Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi, Senai e Sebrae. “Estivemos em São Paulo em dezembro, junto com o presidente das entidades, para tratar de projetos e investimentos para o município. Como ele havia se comprometido, os representantes estiveram em Olímpia para que possamos trazer projetos importantes para a nossa população. Agora nossos secretários darão andamento nas demandas e em breve teremos novidades”, disse o prefeito Fernando Cunha.