Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

23/10/2017
Primeiro dia de Campanha de Combate à Sífilis registra 10 casos positivos

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, iniciou, no último sábado (21), a Campanha de Combate à Sífilis. O primeiro dia de atendimento abriu as Unidades Básicas de Saúde da São José, Santa Ifigênia e Campo Belo e realizou 74 testes, contabilizando 10 casos positivos.

Com estes casos, o município já registra 54 pessoas portadoras da doença, no período de janeiro a outubro. Dentre este número, 40 são adultos, nove gestantes e cinco congênitas (paciente grávida que contrai a doença ou engravida durante o tratamento e transmite ao feto se não tratada).

De acordo com a chefe de setor da Vigilância Epidemiológica, Juliana Bressane, a doença, na maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma, o que dificulta a procura dos pacientes para fazer o diagnóstico.

“A saúde oferece métodos para evitar a doença e tratamento para ela. A sífilis tem cura e o tratamento é feito com antibiótico, disponível em todas as unidades de saúde”, explica Juliana.

A ação é desenvolvida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em parceria com a Atenção Básica e visa, por meio da oferta de testes rápidos, fazer o diagnóstico da doença, impedir a cadeia de transmissão, e conscientizar a população sobre os riscos da doença.

Durante a semana da campanha, as UBS, com exceções do Centro de Referência do Idoso e do Ambulatório de Referência e Especialidades, realizarão testes rápidos para diagnóstico da doença. Nas Unidades do Campo Belo, Cohab II e Santa Ifigênia os testes são realizados somente no período da manhã.

Em caso de dúvidas sobre a doença ou suspeita de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) o morador deve procurar o CTA ou a UBS mais próxima.