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OUT
24
24 OUT 2017
EDUCAÇÃO
Olímpia participa de Seminário Nacional e Internacional de Educação
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Coordenadoras da secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia estiveram no último sábado, dia 21, em Curitiba-PR, para participar do V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), organizados pela Editora Positivo em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL).

O objetivo do Seminário foi abrir espaço para reflexões e trocas de experiências entre professores e estudiosos do Brasil e do exterior sobre as suas práticas escolares na Educação Básica. A palestra de abertura com o tema: “Aprendizagem ativa na Educação Básica: implicações para o ensino” foi realizada por João Filipe Matos, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa abordando os desafios da educação hoje e no futuro, bem como, a aprendizagem ativa. Em seguida, foram organizados grupos para apresentação dos relatos de experiência sobre o uso de metodologias ativas no intercâmbio com professores de escolas portuguesas e brasileiras por meio de webconferência, whorkshops e, no painel de encerramento, o relato de Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e consultora na área do e-learning e Tecnologias educativas e alguns relatos de alunos do Colégio Positivo.

O município foi representado pelas coordenadoras Técnico-Pedagógicas do Ciclo II, Carmem Silvia Madureira (4º ano) e Taíse Renata da Cruz (5º ano), que, durante o seminário, apresentaram um Relato de Experiência com o título: “Formação de professores: mudando paradigmas. Aulas significativas, aluno pró-ativo!”, atendendo ao tema proposto: “Educar para a autonomia: O uso de Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem”. O momento foi uma oportunidade de compartilhar como ocorre o trabalho de formação e orientação com os professores e professores coordenadores durante as reuniões de HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), visitas em sala de aula e análise do trabalho com gêneros textuais, por meio das metodologias de Sequência Didática, que contemplam os Descritores da Prova Brasil, leitura, produções e correções pertinentes ao Ciclo II, sendo o professor mediador do conhecimento e criador de condições para o desenvolvimento das competências dos alunos, realizando as intervenções favoráveis à autonomia destes, ajudando-os a perceberem os seus próprios talentos e, consequentemente, protagonizando suas aprendizagens.

, atendendo ao tema proposto: “Educar para a autonomia: O uso de Metodologias Ativas para o ensino e aprendizagem”. O momento foi uma oportunidade de compartilhar como ocorre o trabalho de formação e orientação com os professores e professores coordenadores durante as reuniões de HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), visitas em sala de aula e análise do trabalho com gêneros textuais, por meio das metodologias de Sequência Didática, que contemplam os Descritores da Prova Brasil, leitura, produções e correções pertinentes ao Ciclo II, sendo o professor mediador do conhecimento e criador de condições para o desenvolvimento das competências dos alunos, realizando as intervenções favoráveis à autonomia destes, ajudando-os a perceberem os seus próprios talentos e, consequentemente, protagonizando suas aprendizagens.

. O momento foi uma oportunidade de compartilhar como ocorre o trabalho de formação e orientação com os professores e professores coordenadores durante as reuniões de HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), visitas em sala de aula e análise do trabalho com gêneros textuais, por meio das metodologias de Sequência Didática, que contemplam os Descritores da Prova Brasil, leitura, produções e correções pertinentes ao Ciclo II, sendo o professor mediador do conhecimento e criador de condições para o desenvolvimento das competências dos alunos, realizando as intervenções favoráveis à autonomia destes, ajudando-os a perceberem os seus próprios talentos e, consequentemente, protagonizando suas aprendizagens.

A participação nesses eventos contribui para que os profissionais ajudem os estudantes a desenvolver a autonomia, que é uma das missões mais importante da escola, principalmente porque, em função da complexidade das interações humanas, é necessário atrelar aos conhecimentos instrucionais dos componentes curriculares uma formação ética para a cidadania que propicie a participação responsável e democrática dos sujeitos na sociedade.

O trabalho desenvolvido, reconhecido internacionalmente, não se trata de uma fórmula mágica, mas, da realização de um trabalho que visa a melhoria da qualidade da educação, com destaque para a o protagonismo dos alunos, a necessidade de mudanças e a clareza da intencionalidade pretendida em cada trabalho realizado. Para a Secretaria Municipal de Educação foi uma grande honra trocar experiências didáticas com os professores do Brasil e de Portugal e ter a nossa proposta selecionada dentre as dez mais relevantes de todo o país, confirmando que a nossa trajetória educacional está no caminho certo.

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24/10/2017
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