11 AGO 2017
Alunos da região visitam pontos turísticos em Olímpia e prestigiam o Fefol

A Estância Turística de Olímpia está localizada a pouco mais de 180 quilômetros de distância do município de Franca. Mas, mas para os 70 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor José Mário Faleiros, as quase 2h30 de viagem foram pouco diante da expectativa em conhecer o destino das águas termais e Capital do Folclore.

Os alunos estiveram no município por meio do programa do Governo Estadual Roda São Paulo - Iniciativa Social “Turismo do Saber”, que é responsável por proporcionar a alunos contato com diferentes culturas, hábitos, projetos arquitetônicos e recursos naturais, agregando valores e possibilitando maior conhecimento.

Em Olímpia, iniciaram a visita conhecendo o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” que, segundo a orientadora educacional de Franca Flávia Afonso Xavier, foi uma oportunidade para os alunos expandirem os horizontes culturais.

“A maioria destes alunos nunca saiu do município. Com a oportunidade de estarem em Olímpia ampliam o conhecimento, e, sobretudo aprendem fora do âmbito escolar. É uma experiência que os transforma como pessoas”, explica Flávia.

Em seguida, os alunos foram ao parque Thermas dos Laranjais e conheceram suas dependências e o zoológico, onde puderam interagir com os animais e apreciar a estrutura do parque. No período da tarde, estiveram na Praça Central da cidade, na Igreja da Matriz de São João Batista e encerraram as atividades prestigiando as apresentações do minifestival, no Recinto do Folclore.

Para os alunos Samuel Felipe de Oliveira Alvarenga e Cauã Gabriel da Silva Oliveira, o mais difícil da viagem foi controlar a ansiedade, mas cada lugar visitado trouxe uma sensação de quero mais.

“Nós estávamos ansiosos pra chegar, viemos brincando no ônibus com nossos colegas e chegando aqui aprendemos de maneira fácil e divertida”, disse o aluno Samuel.

De acordo com a orientadora, os alunos realizarão atividades sobre a viagem e apresentarão o que aprenderam e conheceram sobre os locais visitados.

No início da semana, o Programa Turismo do Saber trouxe ainda um grupo de Mira Estrela com cerca de 50 alunos que também visitaram os pontos turísticos e prestigiaram o minifestival.

As excursões foram recepcionadas e acompanhadas pela equipe da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico com os turismólogos Bruno Naliati e Cristina Prado e as estagiárias Luana Zacarelli e Natalia Apolinário.

Visitantes de Uberlândia

Durante a visita dos alunos, um grupo da terceira idade do município de Uberlândia, que está hospedado no município há três dias, visitou as dependências do Museu do Folclore Maria Olímpia. Na oportunidade, os idosos foram acompanhados pela coordenadora do museu, Rosely Seno, que explicou a importância do Festival para o município e como as apresentações artísticas encantam os espectadores.

“Cada grupo tem a sua peculiaridade, sua cultura e sua forma de transmitir e isto faz do nosso festival algo único. Aqui no museu temos histórias dos festivais e como cada ano a cultura nacional foi ganhando destaque no município”, salienta da diretora.