11 JUL 2017
Heróis de 1932 são reverenciados nos 85 Anos da Revolução Constitucionalista

A Sociedade Veteranos de 32 – MMDC “Núcleo Luiz Salata Neto”, com a Prefeitura Municipal, realizou no último domingo, dia 9 de julho, a solenidade oficial do 85º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 e a comemoração do Dia do Soldado Constitucionalista. O evento cívico foi realizado na Praça Heróis Olimpienses de 32, localizada no Jardim Santa Ifigênia.

A abertura da solenidade foi realizada com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Olímpia. O Pavilhão Nacional foi hasteado pelo subtenente Cláudio César Marti, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-025; o Pavilhão Paulista pelo Comandante da Polícia Militar de Olímpia, Capitão Alessandro Righeti, acompanhado do comandante do Corpo de Bombeiros, José Marcelo do Carmo e o Pavilhão Municipal com o secretário de Governo Guto Zanette, além dos vereadores Luiz do Ovo, João Magalhães, Fernandinho Silva e José Elias de Morais (Zé das Pedras).

Acompanharam os hasteamentos das bandeiras o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez, representantes dos meios de hospedagens, dos professores e dos familiares dos ex-combatentes e demais autoridades presentes.

Após a abertura, diversas homenagens foram realizadas aos ex-combatentes. O professor Ivair Augusto discorreu sobre o motivo da Epopeia Cívica, a história da participação de Olímpia e região na Revolução de 32. Os alunos da rede municipal e estadual também homenagearam a data, representada pela jovem aluna Maria Júlia Kamla Passi, que declamou poema de sua autoria.

Em seguida, o presidente da Sociedade Veteranos de 32 de Olímpia, vereador e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luiz Salata realizou a chamada dos soldados combatentes 32, falecidos nas frentes de batalhas e posteriormente ao Movimento Paulista e ao final do ato emotivo ocorreu à entoação do toque de silêncio pelo jovem trompetista David, integrante da banda musical. Após, as autoridades e familiares dos homenageados depositaram flores junto ao Obelisco Heróis Olimpienses de 32, em homenagem aos ex-combatentes falecidos.

Além da banda musical da Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Santos, apresentaram números musicais o Coral do Clube “Nova Esperança”, o Tiro de Guerra 02-025, o Clube dos Desbravadores Pedras Preciosas e a Orquestra Jovem de Violões da Oficina de Música da ABECAO - Associação Beneficente Assistencial e Cultural de Olímpia, composta por crianças, adolescentes e adultos, sob a condução do Prof. Gabriel Pascoal, todos executando suas homenagens aos ex-combatentes.

O secretário Luiz Salata, emocionado, enfatizou que a Revolução Constitucionalista foi o Movimento Cívico mais importante da nossa história, destacado pela união, idealismo e patriotismo, exemplo do povo paulista em defesa das liberdades democráticas e de uma Constituição para o País, por isso que a Epopeia Cívica de 32 será sempre reconhecida e comemorada pela comunidade olímpiense. Após as homenagens, a advogada Helena de Souza Pereira, acompanhada de seu irmão Hélio de Souza Pereira, utilizou a palavra em nome dos familiares de ex-combatentes e agradeceu a realização da Solenidade durante mais de 20 anos coordenadas por Salata e sua irmã Maria Alice, ressaltando por isso, que a chama dos ideais de 32 não apagará nunca.

11/07/2017
Heróis de 1932 são reverenciados nos 85 Anos da Revolução Constitucionalista