Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

Saúde promoverá ação de combate às hepatites virais

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Vigilância em Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Vigilância Epidemiológica, realizará no dia 5 de agosto, uma busca ativa para diagnóstico das hepatites virais com testes rápidos contra hepatites B e C. A ação será realizada devido ao Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais (28 de julho). A busca ativa será no Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Avenida Waldemar Lopes Ferraz, 650, centro, das 8h às 16h, e é destinado as pessoas acima de 40 anos.

A faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, foi escolhida devido nas décadas de 80 e 90 ter havido mais uso de drogas injetáveis, sexo desprotegido e também uma falta de controle rigoroso e triagem nos bancos de sangue. Portanto, pessoas que passaram por transplantes, transfusões de sangue, hemodiálise e qualquer outro tipo de procedimentos cirúrgicos antes de 1993, devem realizar o testar.

De acordo com a diretora da divisão de Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus e na maioria das vezes é silenciosa. “Os sintomas só poderão aparecer em estágio já muito avançado da doença como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara”, explica Jaqueline.

O tratamento contra a hepatite é oferecido pela rede municipal de saúde no CTA, bem como exames e atendimento com infectologista, psicólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem, farmacêutico e assistente social.

Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelos telefones (17) 3279-1400 (Secretaria de Saúde) ou (17) 3279-9702 (CTA).