Olímpia/SP, 15 de setembro de 2019

26/06/2017
Saúde de Olímpia amplia vacinação contra o HPV

As unidades de saúde de Olímpia deram início, nesta segunda-feira (22), à vacinação do HPV para uma nova faixa etária de adolescentes do sexo masculino. Seguindo uma determinação anunciada pelo Ministério da Saúde, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica ampliou a aplicação da vacina contra o HPV, que agora passa a imunizar meninos na faixa etária dos 11 aos 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A vacina – antes direcionada apenas às meninas de 9 a 14 anos de idade – passou a ser aplicada também nos adolescentes masculinos desde janeiro deste ano, compreendendo a faixa etária dos 12 aos 13 anos. Para portadores de AIDS/HIV, a vacinação é disponibilizada para pessoas de 9 a 26 anos.

“Essa medida foi adotada como estratégia pelo Ministério da Saúde para aumentar a cobertura vacinal contra o HPV entre os meninos. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, dentro da rotina normal das salas de vacinação”, afirmou Jaqueline Marília Barbosa, diretora de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, de janeiro a maio, foram vacinadas contra o HPV cerca de 500 adolescentes.

ESQUEMA VACINAL

Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.