A pedido do prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, um dos arquitetos mais renomados do país, Ruy Ohtake, aceitou colaborar com o projeto de revitalização da Praça Central e do tão esperado calçadão.
Na última quinta-feira, 20, os arquitetos da Prefeitura, Rosely Seno e Sérgio Oliveira, estiveram na capital reunidos com Ruy e voltaram muito entusiasmados. Na ocasião, eles apresentaram ao arquiteto a planta da praça, imagens do local e um histórico do município.
“Foi o máximo o encontro, ele é muito inteligente e receptivo. Conversamos por mais de duas horas. Todas as dúvidas dele sobre Olímpia foram sanadas, ele conheceu, inclusive, o filho do Geremia Lunardelli. O Senhor Ruy ficou de nos dar um retorno daqui a duas semanas. Foi uma conversa muito produtiva”, relatou Rosely Seno.
A expectativa do prefeito é utilizar os recursos do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), de aproximadamente R$ 3,5 milhões, para a implantação de um calçadão na região do comércio e revitalizar a praça com uma concha acústica para promover atividades de cultura e lazer. O projeto ainda precisa passar pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e COC (Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhorias das Estâncias).
Ruy Ohtake é responsável por mais de trezentas obras marcantes realizadas no Brasil e no exterior, entre elas a Embaixada Brasileira em Tóquio, o Parque Ecológico do Tietê, o Brasília Shopping e o projeto de adequação do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ohtake é muito requisitado para realização de palestras e foi convidado para representar o Brasil no XX Congresso da UIA - União Internacional dos Arquitetos, evento realizado em junho de 1999, em Pequim.
Seus trabalhos integram os valores forjados pelos mestres do Movimento Moderno, através de caminhos sem preconceitos e expressivos, surgidos nas diferentes regiões do país. Em seus desenhos estão presentes as milenares tradições da cultura japonesa, a dinâmica da vanguarda euro-americana e a exuberância criativa da paisagem e da diversificada sociedade brasileira, tudo isso com perfeita integração e visão criativa.