As empresas atuantes na Estância Turística de Olímpia têm a chance de participar do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), um programa desenvolvido pelo Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria da Educação. O objetivo é oferecer bolsas para estudantes atuarem como estagiários em empresas do estado. As inscrições estarão abertas até 31 de maio.
O BEEM é um programa do Governo de São Paulo que oferece estágios remunerados para estudantes da rede pública estadual, conectando-os ao mercado de trabalho. Para o primeiro semestre, há mais de 10 mil vagas disponíveis para alunos do Ensino Médio técnico-profissional.
Após aderirem ao programa, as empresas têm a oportunidade de oferecer vagas de estágio para estudantes da educação profissional. Ao realizar a contratação, o Governo do Estado de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Educação, é responsável por dar apoio financeiro, pagando as bolsas e o seguro contra acidentes por até seis meses.
Ao participarem do programa, as empresas obtêm benefícios como a redução de custos com recrutamento e a oportunidade de descobrir novos talentos. Encerrado o período de seis meses, o estudante poderá ter seu contrato de estágio formalizado diretamente com a empresa ou ser contratado como Jovem Aprendiz ou sob o regime da CLT.
Para participar do programa, a empresa deve cumprir alguns requisitos, como: ter, no mínimo, seis funcionários; possuir CNPJ ativo há pelo menos seis meses, com unidade localizada no estado; apresentar regularidade fiscal e trabalhista; oferecer condições adequadas para estágio; e ter no quadro de funcionários um profissional qualificado para supervisionar o estagiário.
Os estágios são voltados para estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de escolas estaduais. A jornada diária é de quatro horas, não podendo ultrapassar 20 horas semanais. O estágio pode ser realizado por até seis dias na semana, exceto aos domingos e feriados. Durante esse período, os estudantes ganham experiência prática, desenvolvem habilidades profissionais e ampliam suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o BEEM é fundamental para potencializar e ampliar o ensino profissionalizante, combater a evasão escolar e abrir portas para estudantes dos cursos técnicos da Secretaria da Educação. Acesse e saiba mais:
https://www.beem.sp.gov.br/