A Estância Turística de Olímpia marcou presença na 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, realizada nos dias 27 e 28 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, reuniu mais de 1.700 representantes de 156 municípios paulistas e movimentos populares com o objetivo de debater os desafios urbanos contemporâneos e consolidar propostas para a formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
O encontro permitiu a organização de debates locais e regionais sobre as políticas de desenvolvimento urbano por meio do reconhecimento das carências comuns, intercâmbio das boas práticas e construção de uma agenda moderna para enfrentar os crescentes problemas urbanos, fortemente marcados pelo impacto das mudanças climáticas e pela iniquidade socioeconômica do uso e ocupação do território.
Entre os temas debatidos estiveram as políticas urbanas de habitação, infraestrutura, mobilidade urbana, gestão inteligente, proteção social, meio ambiente e sustentabilidade.
O município de Olímpia esteve representado pelos delegados eleitos Tamires Nicolussi, ponto focal do Município, e Didiane Inaba e Fabrício Raimondo, representando o Poder Público. Durante a conferência, foram discutidas propostas e diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, com destaque para a troca de experiências entre os municípios e a articulação de ações conjuntas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Ao final do evento, foram eleitos os representantes da Região Administrativa de Barretos para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, tendo como representantes do município Didiane Inaba e seu suplente, Fabrício Raimondo, que reforça o protagonismo de Olímpia nas discussões estaduais e nacionais sobre políticas urbanas.
A 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas foi um marco significativo para reforçar a participação cidadã e integrar contribuições locais à formulação de políticas urbanas. Com temática voltada à justiça social e sustentabilidade, o encontro consolidou diretrizes importantes que serão levadas à análise nacional.