A secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta terça-feira (25), o primeiro balanço do número de doses aplicadas na Campanha de Vacinação contra a Gripe. Os números da primeira semana de campanha, que estão disponíveis no Ministério da Saúde, apontam que já foram aplicadas 2.184 doses, o que representa 14,94% dos 14.619 a serem vacinados.
Ainda segundo o balanço, diariamente, foram vacinadas mais de 360 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde do município. O grupo com maior número de cidadãos imunizados foi o de Idosos. Nesta primeira semana, 1.625 receberam a dose da vacina, uma taxa percentual de 21,75% dos 7.468 a serem imunizados.
Outro grupo que possui grande aderência em relação à campanha é o dos trabalhadores da saúde. Ao todo, dos 850 profissionais a serem imunizados 262 procuraram as UBS para receber a vacina, este número corresponde a 30,82% do total.
Já o grupo de crianças, mesmo sendo o segundo maior do público-alvo, ainda teve pouca adesão à campanha, de acordo com a Vigilância Epidemiológica. Com um total de 2.914, sendo 1.023 crianças de seis meses até dois anos e 1.891 crianças com idade de dois a quatro anos, apenas 183 foram vacinas. Este número representa 6,28% do total.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Jaqueline Barbosa da Silva, a baixa adesão das crianças preocupa. “As crianças estão em um grupo de risco e é importante os pais as levarem às UBS. Qualquer dúvida, os profissionais presentes ajudarão e explicarão o porquê de tomar a vacina”, explica Jaqueline.
Gestantes e puérperas também pouco aderiram à campanha. A Vigilância Epidemiológica informa que apenas 64 gestantes e 15 puérperas receberam a dose da vacina. Estes números representam 1,25% (gestantes) e 1,78% (puérperas) das 512 e 84 a serem vacinadas, respectivamente. Os professores, grupo contemplado este ano, registram 35 profissionais imunizados.
“Temos sempre que salientar que a campanha visa imunizar o público-alvo e todos os grupos precisam aderir. As UBS têm doses disponíveis e precisamos da colaboração de todos para aumentar o número de doses aplicadas”, conclui a diretora.
O dia D da vacinação será realizado em 13 de maio, no qual as Unidades Básicas de Saúde do bairro Santa Ifigênia, Cohab I e São José, além do Centro de Referência do Idoso e o Ambulatório de Referências e Especialidades (antigo Postão) permanecerão abertos. Nos demais dias de campanha, o atendimento ao público nas UBS prossegue das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. A campanha teve início no dia 17 de abril e segue até o dia 26 de maio.