A Estância Turística de Olímpia sediou, na quinta-feira (09), um encontro entre os profissionais da APAE de São Paulo e de outros 12 municípios para a apresentação do Projeto “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência”. O encontro foi promovido pela APAE de São Paulo com apoio do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CANDECA, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social.
O Projeto “Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência” tem o intuito de fortalecer a proteção a este grupo, bem como enfrentar e promover a prevenção de situações de violências sofridas por esta população.
Segundo a articuladora da APAE de São Paulo, Darlene da Silva, o projeto, que é financiado pelo CONDECA, procura reunir órgãos que auxiliam crianças e adolescentes com deficiência. “Nesta reunião foi apresentado a importância de articular setores da sociedade para ajudarem estas pessoas. Um trabalho conjunto da saúde, assistência, cultura e de órgãos da justiça para estimular um melhor desenvolvimento destas pessoas”.
A secretária de Assistência Social, Cristina Reale, que representou o prefeito Fernando Cunha no encontro, acredita que um projeto faz criar uma rede de proteção e contribui para o aumento da qualidade de vida.
“Sabemos dos cuidados que as crianças e adolescentes com deficiência precisam receber e, com uma rede atuante e comunicativa, estas pessoas se desenvolvem pessoalmente e socialmente mais amparada pelas ações sociais”, salienta Cristina.