Olímpia/SP, 20 de agosto de 2019

11/02/2017
Secretaria de Saúde e Santa Casa estabelecem parceria inédita

A atual gestão municipal junto à Santa Casa de Misericórdia da Estância Turística de Olímpia conquistou um importante benefício para os munícipes na área da saúde. Após diversas reuniões e articulações, uma parceria entre a secretaria municipal de Saúde e a Santa Casa, Olímpia passará a contar com o projeto “Alta Responsável”.

A parceria traz benefícios tanto para a Santa Casa, promovendo um aumento dos indicadores de excelência, quanto para a saúde do município, que promoverá um melhor atendimento aos pacientes, aos quais o projeto é destinado como hipertensos, diabéticos, gestantes, puérperas e recém-nascidos.

A “Alta Responsável” consiste no atendimento de pacientes que obtiveram alta, sendo garantido a eles a continuidade do tratamento após deixar os cuidados médicos da Santa Casa e um fluxo de assistência necessária.

Cada paciente terá um protocolo hospitalar, no qual a Santa Casa encaminhará as informações de histórico do paciente à divisão de Atenção Básica. Com as informações em mãos, a divisão irá agendar o médico responsável, o dia e o horário da consulta, e a Unidade Básica de Saúde a qual deve comparecer. Após este procedimento, o paciente recebe o protocolo junto à alta, tendo ciência de como proceder para dar continuidade ao tratamento.

Segundo a diretora da divisão de Atenção Básica, Janaina Simões, a parceria tende a diminuir o índice de internações de pacientes deste grupo, possibilitando a eles um atendimento estratégico em cada especialidade.

“Esta inédita parceria visa à saúde da pessoa, trabalhando a questão preventiva e oferecendo serviços que promovam o aumento da qualidade de vida e evitem outra internação. A Rede Básica é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, desta forma é possível detectar mais rapidamente os diagnósticos e proporcionar uma assistência de mais qualidade para aquelas pessoas que não tem a ideia que após a internação elas precisam de um acompanhamento mais direcionado”, explica a diretora.

“Esta parceria é resultado da nossa preocupação com a área da saúde. Temos que proporcionar o melhor atendimento aos pacientes. É a primeira de muitas parcerias que, junto com o Dr. Fábio Martinez e nossa secretária de Saúde, Lucinéia dos Santos, vamos estabelecer com a Santa Casa, sempre pensando nos munícipes e os benefícios que eles ganham”, exaltou o prefeito Fernando Cunha.