04 JAN 2017
Educação atende crianças em período de férias

Apesar do retorno às aulas ocorrer apenas no fim do mês, cerca de 50 crianças já estão frequentando escolas de educação infantil do município, no período de férias.  Esta é uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Educação, realizada pelo quinto ano consecutivo.

De 3 a 23 de janeiro, a EMEB Narizinho, no bairro Santa Ifigênia, funciona como Escola Polo, atendendo alunos da rede municipal de ensino, matriculados em 2016, no Berçário e Maternal I. Além disso, a EMEB Visconde de Sabugosa, no distrito de Baguaçu, a EMEB “Professora Vandelice de Oliveira Santos Cudinhoto”, no distrito de Ribeiro dos Santos, e a entidade filantrópica Santa Filomena também estão prestando o serviço.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a ação foi planejada, desde dezembro, após reuniões realizadas pelas escolas, com o objetivo de atender famílias que não encontram alternativas para deixar os filhos nessa época. No entanto, é feito um trabalho de conscientização para que a criança aproveite também o tempo de descanso com os pais.

“Escolhemos uma escola polo, que possui um amplo espaço, para atender às mães que precisam e organizamos atividades com os monitores. Mas, durante as reuniões que foram feitas com as famílias, falamos sobre a importância de a criança sair um pouco da rotina da escola, permanecendo o período de férias com os pais”, explica a supervisora de ensino, Luciana Morales.

Ainda de acordo com a secretaria, apenas alunos da rede municipal que se inscreveram antecipadamente podem frequentar o polo. Isso porque, o planejamento é realizado pelas escolas para verificar a demanda de alunos, a quantidade de monitores, as atividades programadas e também a necessidade de transporte escolar.

O retorno às aulas de 2017, das escolas e creches municipais, está marcado para o dia 30 de janeiro, última segunda-feira do mês.