22 MAI 2018
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Cultura prepara atrações especiais gratuitas para este fim de semana

O fim de semana será de muita cultura na Estância Turística de Olímpia. Para quem se interessa por folclore e sertanejo raiz, haverá uma programação especial, organizada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.

Na sexta-feira (25), será realizada a terceira edição do projeto “Museu Vivo”. A partir das 20 horas, o Grupo Folclórico de Raiz: Os Catireiros de Olímpia – Grupo de Catira de Nossa Senhora se apresenta no Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, trazendo a dança que é uma tradição do interior.

O objetivo do projeto é incentivar as manifestações folclóricas da cidade. Iniciado em março, a ação é desenvolvida uma vez por mês – até julho –, sendo que a estreia foi realizada com o grupo Dança de São Gonçalo e a edição de abril ficou por conta do Terno de Congada Chapéu de Fitas.

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” fica na Rua David de Oliveira, 89 – Centro. Todas as atrações são gratuitas.

NOITES SERTANEJAS

Outro projeto da secretaria de Cultura será o “Noites Sertanejas”. Com a primeira edição marcada para este sábado, dia 26 de maio, a ação tem como proposta preservar a tradição e a cultura do interior, reunindo música, viola e poesia. O evento será na Casa da Cultura, a partir das 20 horas, com entrada gratuita.

O “Noites Sertanejas” incluirá encontro de violeiros, contadores de causos e pessoas interessadas em cultura caipira. Também será organizada uma exposição de itens relacionados à vida na roça. A programação terá apresentações até o mês de dezembro.

“A ideia surgiu em razão de um pedido dos próprios violeiros de Olímpia. Consolidamos o projeto com a proposta de que o espaço da Casa da Cultura seja a extensão do que ocorre durante o Festival do Folclore, na Vila Brasil”, explica o diretor de Cultura, Charles Amaral.

CALENDÁRIO “NOITES SERTANEJAS”:

Maio - dia 26