Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

23/05/2018
CTA orienta idosos sobre os riscos da tuberculose

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Estância Turística de Olímpia é responsável por realizar o acompanhamento e tratamento de pacientes com tuberculose. Com a chegada do tempo frio e a baixa umidade do ar, sintomas de doenças respiratórias começam a aparecer, entre eles o da tuberculose.

Dessa forma, com o intuito de prevenir a doença e orientar os idosos do Abrigo São José, a equipe do CTA realizou, na semana passada, uma palestra informando quais são os sintomas característicos da doença e como proceder o tratamento para obter a cura.

De maneira simples e exemplificativa, os profissionais demonstraram como realizar o exame do escarro e a importância de não confundir sintomas provenientes da tuberculose, já que alguns não exibem nenhum indício da doença e outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados.

A tuberculose apresenta como sintomas a tosse seca e contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; e emagrecimento acentuado.

Em caso de apresentar algum sintoma suspeito, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.