Olímpia/SP, 21 de agosto de 2019

28/05/2018
Equipe da UBSF de Ribeiro recebe treinamento sobre parada cardiorrespiratória

Com intuito de capacitar e apresentar técnicas de atendimento emergencial, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia realizou na manhã dessa segunda-feira (28), na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos, o treinamento para situações de emergência envolvendo parada cardiorrespiratória.

Ao todo, 12 funcionários da UBSF receberam instruções sobre como utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA) tanto em adultos como em crianças. O aparelho é capaz de avaliar o estado do paciente, considerar as variáveis clínicas e aplicar, automaticamente, a terapia de choque mais indicada.

A capacitação visa que o profissional realize o atendimento de uma vítima em parada cardíaca, facilitando e ampliando as possibilidades de salvamento.

De acordo com a enfermeira Natália Greici Andre Estábio, responsável pelo treinamento de urgência e emergência, a capacitação iniciou ano passado e tem como intuito apresentar as técnicas às equipes das UBSF.

“No paciente em estado de parada cardiorrespiratória é preciso realizar os procedimentos de maneira rápida e precisa. O treinamento visa agilizar e dar condições de tratar o paciente”, salienta Natália.