Olímpia/SP, 14 de novembro de 2019
ASSISTIR

30/05/2018
Equipe da Saúde participa de treinamento para a Campanha de Prevenção do Câncer

O câncer, quando descoberto precocemente e com tratamento adequado, tem altos índices de cura. Em virtude disso, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Hospital do Amor de Barretos, iniciou nessa terça-feira (29) a “Capacitação de Ações Preventivas em Câncer”. O curso tem intuito de aumentar a prevenção e propiciar o diagnóstico precoce da doença.

A oficina, organizada pela divisão de Atenção Básica e pelo setor de Educação Permanente, é destinada a enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares bucais e agentes comunitários de saúde da rede municipal de Saúde.

Com caráter expositivo e ministrado por profissionais do Hospital do Amor de Barretos, o curso aborda os tipos de câncer e as principais formas de diagnosticá-los. Além disso, oferece mecanismos para os agentes comunitários identificarem o câncer em visitas domiciliares.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O treinamento é realizado ainda em virtude da campanha de prevenção do Hospital do Amor. Este ano, as unidades móveis virão para Olímpia realizar exames de câncer de mama, colo de útero, próstata, pele, boca e cólon de reto. As datas para os atendimentos dos moradores serão definidas conforme a disponibilidade do hospital. Para fazer os exames será necessário, como anualmente, fazer um agendamento prévio e as unidades móveis atenderão nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com o secretário da Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o público final da capacitação é os moradores, já que serão eles os atendidos.

“Quando o profissional é capacitado todo o conhecimento é aplicado ao morador. Este curso é para auxiliar nos exames, quando o paciente chega para ser atendido o servidor da Saúde orienta sobre procedimentos, informa sobre as doenças e ressalta a importância da prevenção”, destaca Marcos.