29 MAI 2018
NOTÍCIA
Prefeitura contrata empresa para compra e instalação de semáforos em oito pontos

Integrando o projeto de melhoria da segurança viária na Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura acaba de firmar contrato com uma empresa para a aquisição e instalação de semáforos em oito cruzamentos estratégicos da cidade.

O serviço será de responsabilidade da JSM Engenharia e Sinalização Eireli, de Junqueirópolis-SP, vencedora da licitação, cujo contrato inclui fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos para a implantação dos semáforos.

A homologação do pregão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (29) e a previsão é de que os equipamentos comecem a ser implantados já no próximo mês. Os semáforos serão de dois, três e quatro tempos conforme a necessidade de cada cruzamento.

A instalação contempla oito cruzamentos importantes da cidade, que foram definidos pela Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal, com base em dados estatísticos da Polícia Militar sobre número de acidentes de trânsito.

São eles: Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua David de Oliveira; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Avenida Waldemar Lopes Ferraz; Avenida Mário Vieira Marcondes com a Rua Bernardino de Campos; Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Américo Brasiliense; Avenida José Rodrigues da Silva com a Avenida Andrade e Silva; Avenida Cinquentenário do Folclore com a Avenida Alberto Oberg; Avenida Waldemar Lopes Ferraz com a Rua São João; e Rua Síria com a Rua David de Oliveira.

O investimento inicial previsto era de R$ 516.024,44, viabilizado por meio de um convênio com o Detran-SP, pelo Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. No entanto, a empresa venceu o processo licitatório pelo valor de R$ 185.000,00. Com isso, a divisão de Captação de Recursos da secretaria de Gestão e Planejamento está analisando com o Estado a possibilidade de reprogramar a diferença do montante para aplicar em outras obras viárias do município.

Uma próxima etapa será a implantação de duas faixas elevadas para travessia de pedestres na Avenida Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no trecho entre a Av. dos Olimpienses e a Rua Washington Luiz, em frente à Unidade de Pronto Atendimento. O convênio com o Estado também prevê uma Campanha Educacional de Segurança no Trânsito que está sendo preparada e será desenvolvida com alunos da rede e a população em geral.

A proposta completa foi protocolada pelo município junto ao Detran em março deste ano e autorizada pelo então Governador Geraldo Alckmin, no último mês, quando o prefeito Fernando Cunha assinou o convênio, possibilitando que a Prefeitura desse andamento nos trâmites legais. Na ocasião, apenas 12 cidades paulistas foram contempladas com recursos.

“A instalação de novos semáforos é fundamental não só para garantir mais segurança como também para organizar melhor o fluxo de veículos e de pedestres na cidade. Temos um crescimento médio de mil novos veículos transitando nas ruas de Olímpia a cada ano e precisamos tomar medidas para evitar acidentes. Conseguimos resolver os processos legais com agilidade e, dentro de poucos meses, já teremos os semáforos instalados no município”, destaca o prefeito Fernando Cunha.