01 AGO 2018
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Agricultura reúne moradores de bairros rurais e apresenta melhorias das estradas

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, reuniu no início da semana os moradores dos bairros rurais Santa Cruz e Laranjeira para explicar sobre o Programa Melhor Caminho e as melhorias que estão sendo executadas na Estrada Municipal Wagner Bottino (OLP-461). O encontro contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, do secretário de Agricultura, Sargento Tarcísio e o representante da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), José Roberto Morano. Na reunião os agricultores presentes também foram parabenizados pelo Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho.

O Programa Melhor Caminho tem a finalidade de melhorar as estradas rurais, objetivando o melhor escoamento de safra, transporte escolar e de transportes de proprietários, entrada e saída de insumos, ou seja, condições de transporte sob quaisquer condições climáticas.

Na reunião, o representante da Codasp, José Roberto Morano, falou sobre as funções da Companhia e o objetivo do Programa Melhor Caminho. “O processo tem início com uma visita por profissionais técnicos da Codasp, que procedem os levantamentos da situação geográfica, realizando assim toda orientação técnica a respeito de escoamento da água, terrações, taludes, sem alterar os limites da área, com acompanhamento técnico para cada intervenção”, explicou.

Ainda de acordo com José Morano, terminados os trabalhos a secretaria de Agricultura verifica a situação da obra, sendo que o valor só é repassado para a Codasp após o término do serviço, desde que concluído nos termos do programa, com o aval da municipalidade. Para isso, são obedecidos os parâmetros fixados pela legislação específica, inclusive na Lei Orgânica Municipal.

A obra já teve início e será intensificada a partir do dia 1º de setembro. Os representantes da Codasp permanecerão no município por 60 dias, inclusive serão responsáveis pelo treinamento de equipe. No total, 15 equipamentos e máquinas e cerca de 15 trabalhadores do programa devem atuar na obra.

Para a execução dos trabalhos, o prefeito Fernando Cunha já havia assinado um convênio, na capital paulista, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Serão contemplados aproximadamente 6 km da via. O investimento será de R$ 860.256,57, conquistado com apoio do governador Márcio França e do deputado federal e ex-secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, além do auxílio do secretário Sargento Tarcísio e do vereador Marcão Coca. A contrapartida do município será de aproximadamente R$ 100 mil.

Durante a reunião o prefeito falou sobre a importância da obra para os moradores dos bairros. “Essa obra vai facilitar o escoamento da produção agrícola, bem como acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura como atendimento de saúde, transporte escolar e mais segurança”, disse o prefeito Fernando Cunha.

“Essa estrada facilitará a vida do produtor e tem um cuidado muito especial para que haja o adequado escoamento das águas. A água quando bem cuidada fertiliza e traz vida, mas se não for bem cuidada, destrói e causa erosão no solo”, afirmou Sargento Tarcísio.