01 AGO 2018
Rede municipal faz replanejamento para início do segundo semestre

As aulas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia retornaram nesta quarta-feira, 1º de agosto, mas as equipes gestoras das escolas e da secretaria de Educação passaram os últimos dias realizando diversas atividades de replanejamento e preparação para o segundo semestre letivo.

Na última quarta-feira, dia 25 de julho, uma reunião marcou avaliações referentes às ações do primeiro semestre e orientações para o replanejamento, com a participação de 90 pessoas. Antecedendo os trabalhos, a secretária de Educação, Maristela Meniti, recepcionou os profissionais e deixou uma mensagem sobre a importância da parceria entre as escolas e a secretaria para o atendimento de qualidade dos alunos. A pauta foi conduzida pela supervisora de ensino Luciana Ferreira De Julle.

Ao final, os Coordenadores Técnicos – Pedagógicos, Tiago Pessoa Lourenço e Edward Marques, e a Secretária Maristela, organizaram uma dinâmica na Praça da Matriz, em que todos puderam se divertir e ao mesmo tempo receber uma mensagem positiva para enfrentar os desafios do segundo semestre.

Na sexta-feira, 27, todos os professores voltaram às escolas e em Reunião Pedagógica, se inteiraram das ações divulgadas na reunião do dia 25/07 e avaliaram as metas e ações da sua Unidade Escolar.

Já nesta semana, foi realizado o replanejamento nas escolas e algumas oficinas. Na segunda, dia 30, ocorreu no auditório da secretaria a Oficina do Projeto Incentivo à Leitura, para os professores do Período Complementar da modalidade Pré-Escola, objetivando munir os professores para o trabalho com os alunos nos quesitos teatro, artesanato e dança relativo aos diversos gêneros textuais que permearão as leituras deste semestre. O autor brasileiro em destaque, este ano, é a escritora Fernanda Lopes de Almeida, sobre a qual os educadores conhecem a história e as principais obras. Um teatro foi apresentado pelos Coordenadores Técnicos - Pedagógicos da SME: Cláudia Regina Fossalussa Lisse, Neusa Maria Zanetti Sadocco, Edward Marques da Silva, o Wadão e a Supervisora de Ensino Luciana Raphael Diniz Spagnol.

Ainda na segunda pela manhã, um encontro na Cidade Mirim de São João Batista, reuniu professores de Educação Física que trabalham com a modalidade Creche, sob a orientação dos Coordenadores Técnicos - Pedagógicos Luiz Gonzaga Alves Carneiro e Gislene Carolina Biggue Ferreira, para socializar suas experiências, fortalecendo sua prática com a faixa etária de 2 e 3 anos.

Finalizando os trabalhos, na segunda e terça-feira, os Monitores das Creches receberam orientações do Corpo de Bombeiros sobre técnicas de Primeiros Socorros, proporcionando atendimento seguro aos alunos e evitando acidentes.

“Com este trabalho de replanejamento, ouvindo os principais interessados e estabelecendo metas e sistema de acompanhamento, a Secretaria de Educação espera minimizar possíveis dificuldades encontradas na Rede Municipal de Ensino, visando intensificar a construção de uma educação que responda às necessidades sociais e a melhoria qualidade de ensino dos nossos alunos”, explica a secretária Maristela Meniti.