11 SET 2018
DAEMO
Daemo intensifica ações de meio ambiente e proteção aos animais

Preocupada com o meio ambiente e com a causa animal, a Daemo Ambiental vem investindo constantemente em ações que possam contribuir com a sociedade como castrações, feira de adoção e doação de mudas.

Um dos principais projetos é o de castração de cachorras e gatas das famílias de baixa renda, que tem o objetivo de reduzir a população de animais domésticos soltos nas ruas da cidade e implementar novas políticas e programas de gestão de animais de pequeno porte. Para participar do projeto é necessária a realização de um cadastro, preenchido na sede da autarquia.

Desde que foi implantado, em abril desse ano, o projeto já realizou 393 castrações. De acordo com a divisão de Meio Ambiente da Daemo, responsável pelos cadastros e agendamentos, a procura está baixa para a castração dos animais e o número de faltantes agendados para a realização do procedimento cirúrgico é muito alto. O contrato entre a autarquia e médico veterinário contratado prevê a castração de 1.650 animais por ano, sendo 137 por mês.

Para o cadastro, o proprietário do animal deverá apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e o número do NIS (Número de Identificação Social) válido para comprovar a baixa renda. Após a inscrição, será realizada uma vistoria pelo médico veterinário responsável para conhecer o animal e verificar as condições para a castração.

O cadastro pode ser feito na Daemo Ambiental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A autarquia está localizada na Avenida Harry Gianecchini, 350, no Jardim Toledo.

Ainda em relação à causa animal, a Daemo Ambiental incentiva a adoção responsável de cães e gatos. Por isso, todas as quartas-feiras, das 8h às 12h, uma feira de adoção de animais é realizada na sede da autarquia, pois muitos animais são abandonados todos os dias nas ruas e ganham um lar temporário no abrigo de animais. De janeiro até agosto deste ano já foram adotados 152 bichinhos.

Os animais, de acordo com a divisão de Meio Ambiente, trazem muitos benefícios para adultos e crianças. Alguns cuidados são de extrema importância para que o animal se sinta bem em seu novo ambiente como ração, água, local apropriado para que eles se sintam confortáveis, manter o ambiente higienizado, dar remédio para verme e levá-lo para tomar vacina contra raiva e viroses uma vez por ano.

Outra ação desenvolvida pela Daemo Ambiental é a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização da Estância Turística de Olímpia, criada em fevereiro deste ano. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiar a biodiversidade e promover a melhoria da qualidade ambiental do município. A distribuição é realizada todas as terças-feiras, na sede da autarquia, das 8h às 16h.

A campanha já distribuiu 7.379 mudas. Dentre as árvores frutíferas que são doadas estão Pinha, Jambo Amarelo, Café, Cabeludinha, Goiaba, Romã, Tamarindo e Pitanga. Já para plantio em calçadas, são distribuídas mudas de árvores de pequeno e médio porte, Sabão-de-Macaco, Pata-de-Vaca, Flamboyant Mirim, Ipê de Jardim, Noni, Aroeira Pimenteira e Cássia.

Além da ação, também é realizada a distribuição gratuita de mudas diariamente no Viveiro Municipal, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h às 11h. O Viveiro está localizado na Estrada Municipal Vitório Celso Cisoto (prolongamento da Av. Menina Moça).