Olímpia/SP, 15 de novembro de 2018
23°C MIN 32°C MAX

13/09/2018 às 10:10:00
Curso prepara professores para implantação da Base Nacional Comum Curricular

As redes municipais, estaduais e privadas de ensino de todo o Brasil devem começar a implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do ano que vem. A BNCC é um documento que define os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil.

No entanto, visando esclarecer dúvidas sobre a importância desta política pública e as mudanças que ela traz para a educação, bem como preparar os professores para a implantação do novo mecanismo, a secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Sistema Aprende Brasil, está realizando diversas capacitações no decorrer do ano.

O curso, com formação de 30 horas, é direcionado aos professores de Ensino Fundamental e Educação Infantil e está sendo desenvolvido em duas etapas. No primeiro semestre, enfatizou o conteúdo exclusivamente aos professores da rede municipal. Já neste segundo semestre, até o mês de outubro, a capacitação foi estendida aos demais profissionais, com o objetivo de promover a interação dos educadores acerca da BNCC, garantindo a qualidade do ensino.

A capacitação aborda as principais mudanças que ocorrerão com a implementação da BNCC nas seguintes políticas educacionais: elaboração dos currículos locais, formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.

A Base é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. O documento de caráter normativo define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.