13 SET 2018
Turismo desenvolve amplo programa de conscientização sobre importância do setor

Pensando no fortalecimento da atividade turística e no envolvimento de toda a comunidade, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo, deu início a um amplo projeto de conscientização, englobando diversos setores da sociedade e a população em geral.

O Programa “Turismo: Consciência, Participação e Desenvolvimento”, dentro do Projeto “Nosso Turismo”, visa chamar a atenção para a importância do trabalho em conjunto de desenvolvimento do turismo a fim de promover o crescimento do setor no município, proporcionando geração de emprego e renda.

Para isso, a ação consiste na realização de uma série de atividades como city tours para apresentar o potencial e os atrativos da cidade, elaboração de artigos sobre a importância do Turismo, postagens em redes sociais sobre informações e curiosidades da cidade, além de palestras de conscientização para os seguintes públicos-alvo: Gestores do Poder Público, empresários locais, proprietários de meios de hospedagem alternativos, gestores de Entidades do Terceiro Setor e Conselhos Municipais, bem como escolas, estudantes e demais interessados.

Na quarta-feira (12), a secretaria promoveu a palestra “Turismo e Poder Público”, na Casa da Cultura, ministrada pelo Assessor técnico da área de Turismo e Hospitalidade do SENAC São Paulo e Coordenador do Programa de Regionalização do Turismo, Jorge Carlos Silveira Duarte, direcionada aos servidores municipais, secretários, vereadores e outras autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante o evento, o palestrante apresentou diversos dados e informações sobre a legislação para o Turismo, injeção de recursos, ações em andamento, regionalização, entre outros assuntos.

Para o secretário de Turismo, Dr. Selim Murad, o objetivo maior é despertar toda a comunidade para a importância socioeconômica da atividade turística. “Hoje, 60% do PIB de Olímpia é do setor de Turismo. O Estado de São Paulo todo recebe 20 milhões de turistas por ano e 10% vêm para Olímpia. Nossa intenção é que, em 2026, recebamos 18% dos turistas do Estado. Então, temos que falar a mesma linguagem e temos que trabalhar, por isso, estamos trazendo essas ações”, declarou na abertura da palestra.

PESQUISAS

Ainda com o intuito de contribuir com informações a respeito do desempenho do setor turístico no município e preparar a cidade, a secretaria de Turismo realiza constantemente pesquisas para medir o fluxo de turistas em feriados, expectativa de ocupação e perfil da demanda turística.

Recentemente, também foi disponibilizada a pesquisa “Aniversários das Cidades”, com a relação de aniversários dos municípios dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro com as datas de 2019. Com este trabalho, os meios de hospedagem e agências de turismo podem atuar na captação de turistas, uma vez que é possível verificar o dia da semana em que se comemoram os aniversários e as distâncias e, assim, trabalhar na programação de promoções e ações específicas para as cidades, potencializando Olímpia como destino turístico.

Todos os levantamentos estão disponíveis no Portal Oficial www.olimpia.sp.gov.br, aba Turismo.