Olímpia/SP, 17 de junho de 2019

28/01/2019
Hanseníase é alvo de campanha durante todo o mês de janeiro

Com o objetivo de incentivar o combate e a prevenção à hanseníase, é realizada em todo país, no mês de janeiro, a campanha “Janeiro Roxo”, cujo dia nacional é celebrado no último domingo do mês.

Em decorrência dessa ação, os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estiveram na Praça da Matriz, no último sábado (26), e percorreram a área central orientando moradores sobre a hanseníase e os riscos da doença.

Durante toda a manhã, a população recebeu instruções sobre os cuidados com a doença, o diagnóstico precoce e os medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o CTA, a hanseníase é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. Como sintomas, apresenta manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo.

Além da ação do último sábado, está sendo realizado durante o mês palestras e orientações em todas as Unidades Básicas de Saúde e também com os agentes de Saúde durante as visitas domiciliares.

Em caso de suspeita, surgimento de manchas e dormência, a orientação é procurar o atendimento médico da unidade mais próxima para avaliação e encaminhamento. A hanseníase tem cura e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada precocemente.