04 FEV 2019
Alunos do Senac visitam secretaria de Turismo de Olímpia

A secretaria de Turismo da Estância Turística de Olímpia recebeu, na última semana, alunos do curso profissionalizante “Agente de Informações Turísticas”, oferecido pelo SENAC de Barretos em parceria com a ACIO.

Na ocasião, os estudantes assistiram a uma apresentação sobre cidade, que mostrou o trabalho realizado pela equipe. As informações foram prestadas pela turismóloga Cristina Prado Rodrigues, que, representando o secretário Dr. Selim Murad, explicou a estrutura da secretaria, suas atribuições e mostrou as ações desenvolvidas no ano de 2018, com destaque para os diversos eventos realizados ao longo do ano.

Com relação ao trabalho mais técnico, Cristina falou a respeito das diversas pesquisas feitas permanentemente pela secretaria como a Pesquisa do Perfil da Demanda Turística, a manutenção do Inventário da Oferta Turística, Taxa de Ocupação dos Meios de Hospedagem (mensal, expectativa e realizado em feriados prolongados e alta estação), Horário de Funcionamento dos Meios de Alimentação no Carnaval, Natal e Ano Novo, Aniversário dos Municípios de 6 estados brasileiros (que geram fluxo para a estância).

Também foram apresentadas as ações realizadas com relação ao Programa “Turismo: Consciência, Participação e Desenvolvimento” que trata da sensibilização da comunidade local para com a atividade turística. Os alunos também conheceram como é feita a divulgação dos eventos e assuntos de interesse relacionados ao turismo às empresas do setor e para a comunidade, a estrutura de informações turísticas (geradas a partir do inventário da oferta), projetos elaborados que dependem de empreendedores para sua implantação (novos negócios) e a participação de Olímpia na Regionalização do Turismo, programa do Ministério do Turismo, que contempla o Mapa do Turismo Brasileiro.

A professora Íris de Andrade, que acompanhou os alunos, disse que a Estância Turística de Olímpia mostra que está muito avançada em relação a outros municípios e o material disponibilizado pela secretaria de Turismo no site da prefeitura auxiliará nos trabalhos acadêmicos e pesquisas realizadas no curso.