25 FEV 2019
TURISMO
Olímpia receberá mais de R$ 4 milhões do Estado para obras de infraestrutura turística

A Estância Turística de Olímpia foi uma das 70 cidades paulistas contempladas com um novo pacote de recursos anunciado pelo Governo do Estado, na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

Trata-se de um investimento de quase R$ 360 milhões, provenientes do FUMTUR – Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos e do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Do total, Olímpia receberá R$ 4.177.964,07 para obras de infraestrutura turística. A destinação da verba foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (22).

O repasse ocorreu após tratativas dos municípios com a atual gestão, que precisou cancelar convênios firmados em 2018 sob a alegação de ausência de previsão orçamentária. Para não desamparar as cidades turísticas, o Governo propôs que as prefeituras reapresentassem os projetos cancelados para revalidação técnica e financeira. No caso de Olímpia, o objeto do projeto era a Cobertura da Arena do Recinto do Folclore.

Segundo o Estado, a solução foi utilizar a verba do orçamento de 2019 para o pagamento de obras e serviços pendentes. A situação, inclusive, foi pauta central da 1ª Reunião Ordinária de Prefeitos da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, ocorrida em janeiro.

Também para tratar deste assunto, o prefeito Fernando Cunha, realizou visitas protocolares, na última semana, aos secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, de Turismo, Vinicius Lummertz, sendo esta última reunião acompanhada pelo secretário municipal de Turismo, Dr. Selim Murad.

Além do projeto de cobertura do Recinto, o município também tem mantidos os recursos estaduais de 2016 e 2017, destinados à revitalização da praça e implantação do calçadão e para construção do complexo cultural na antiga Estação Ferroviária, respectivamente.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito fez ainda gestão junto ao Estado para revalidar outros convênios cancelados do município que destinavam cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de um tomógrafo para a Santa Casa de Misericórdia e também para equipamentos da secretaria de Saúde, além do recurso para duplicação da via de acesso Dr. Wilquem Manoel Neves.

Foram também entregues às autoridades ofícios convidando-as para as festividades em comemoração ao aniversário de 116 anos de Olímpia, cuja programação contempla obras que contaram recursos estaduais.