11 JUN 2019
EDUCAÇÃO
Projeto de Reabilitação em Multimídia aplicado na rede municipal será apresentado em Harvard

Considerada uma ferramenta eficaz para manter as atividades do cérebro em constante movimento, a Ginástica Cerebral ou Neurofitness é uma técnica de estimulação que utiliza recursos tecnológicos. Tendo em vista sua contribuição para o desenvolvimento, o método é utilizado na Estância Turística de Olímpia para atender alunos da rede municipal com deficiência e Transtornos Específicos de Aprendizagem.

O Projeto de Reabilitação em Multimídia integra as atividades da Educação Especial Inclusiva da rede municipal de ensino, desde 2010, sendo que, atualmente, atende 34 alunos. O projeto é desenvolvido pela profissional Luciana Maria Depieri Branco, que é neurocientista, pesquisadora e pedagoga e autora da técnica de Reabilitação em Multimídia.

Durante o atendimento, são realizadas atividades com o auxílio do computador para promover a estimulação cerebral, aumentando as conexões sinápticas de maneira global e simultânea, sendo possível exercitar o cérebro intensamente com a finalidade de desenvolver habilidades motoras, aprimorar funções cognitivas, aumentando ainda estímulos de todas as áreas do cérebro, tais como: memória, atenção, concentração, raciocínio e afetividade.

Os exercícios incentivam o nascimento de novos neurônios (neurogênese) na região do hipocampo, que é a área responsável pela memória, desenvolvendo, então, o crescimento intelectual.

Assim como os demais trabalhos da Educação Especial Inclusiva, o projeto é oferecido no contraturno do ensino regular, individualmente ou em duplas, e tem apresentado resultados positivo no desenvolvimento neurológico das crianças. O projeto tem a coordenação da supervisora Silvana Albano, sob a orientação da secretária de Educação, Maristela Meniti, e é acompanhado pela coordenadora técnico pedagógica Marcela R. Nespolo Aniceto.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O trabalho desenvolvido nas escolas municipais da Estância Turística de Olímpia tem se destacado até mesmo internacionalmente. Prova disso é que o Projeto de Reabilitação em Multimídia – Ginástica Cerebral/Neurofitness já foi apresentado em Congressos Internacionais, em países como Portugal, Áustria, Londres e Estados Unidos.

No próximo mês, em julho, a autora da técnica, Luciana Maria Depieri Branco, participará, pela segunda vez, da Conferência Internacional de Educação e Neurociências da renomada Universidade de Harvard, nos EUA, a convite da própria instituição.

Para a secretária de Educação, Maristela Meniti, é motivo de orgulho ter um projeto escolar olimpiense em um congresso internacional. “A Educação Inclusiva nos mostra, o tempo todo, novos aprendizados e nos incentiva a buscar novas ferramentas de ensino, diante da evolução de nossos alunos. A técnica de Reabilitação em Multimídia é mais um trabalho que soma neste processo e estamos honrados em ter nosso município e nossas escolas servindo de exemplo para pesquisadores e profissionais da área de Educação, Saúde e Neurociências aplicada à educação. Agradecemos a pesquisadora Luciana e todos os envolvidos”, destaca a secretária.