29 JUL 2019
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Agricultura e Sebrae definem propostas sustentáveis para a Agricultura Familiar

Na última semana, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, realizou uma reunião com agentes do Sebrae-SP  para definir algumas propostas para o projeto Agricultura Familiar.

Estiveram presentes no encontro, Iroá Arantes, Gerente Regional do Sebrae-SP e Camila Lesi, Gestora do Sebrae-SP, acompanhadas do agente do Sebrae em Olímpia, Mateus Tamberlini Mialichi, além dos técnicos da Divisão de Agricultura,  Ana Raquel Oliveira (diretora da divisão), o engenheiro agrônomo Manoel Décio Travaini, a engenheira agrônoma Camila Valente Furquim Vicente e o arquiteto Tiliano Martin de Siqueira.

A proposta, definida pelo Sebrae, reconhecerá as necessidades do município frente ao setor do agronegócio e turismo rural, tendo como metas a definição de estratégias para capacitar o agricultor familiar com foco em gestão e linhas de crédito a juros zero e o acompanhamento dos indicadores, visando melhorar a produtividade agrícola e o desenvolvimento sustentável.

O Sebrae-SP agora está elaborando a proposta e em breve será divulgada para que os agricultores possam participar das atividades.

Em Olímpia, a secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, incentiva o pequeno agricultor, por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), promovendo a aquisição dos produtos da agricultura familiar por meio de chamada pública, livre de licitação, abastecendo a merenda escolar. Conta ainda com a Patrulha Agrícola Mecanizada, composta por ensiladeira, encanteiradeira, roçadeira, sulcador, grade, broca e outros. As máquinas e implementos ajudam os pequenos produtores que têm dificuldades na hora de planejar e concluir os serviços de suas atividades.

Dia do Agricultor Familiar

Na última quinta-feira, 25 de julho, foi celebrado o Dia Internacional da Agricultura Familiar. A profissão ou o exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade. O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

De acordo com a Lei nº 11.326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área de até quatro módulos fiscais, mão de obra da própria família, renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento pela própria família.

A diversidade é uma das características da agricultura familiar. Nas produções familiares, encontramos o cultivo de diversos produtos, entre eles, as olerícolas que são as hortaliças e engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas, as frutíferas, o café, o leite, o mel, a carne suína entre outros produtos. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia.

Também são considerados agricultores familiares: silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.