09 DEZ 2019
DAEMO
Novo sistema vai permitir monitoramento em tempo real dos reservatórios de água

A contratação dos sistemas de transmissão de dados e vigilância vai permitir que a Daemo Ambiental preste um serviço mais ágil ao cidadão, faça o monitoramento do volume dos reservatórios, o funcionamento das bombas e o combate ao vandalismo em tempo real.

A primeira parte desse projeto foi realizada com licitação para contratação dos serviços de internet, com link dedicado de 200mbps, armazenamento de dados em nuvem e integração dos sites e sistemas do departamento. A rede agora tem maior capacidade e velocidade para transmissão de informações.

Com isso, os consumidores também saem ganhando, pois o tempo de resposta às solicitações será menor. Quando um cidadão fizer alguma solicitação para a Daemo, a ordem de serviço será enviada na mesma hora para a equipe que executa os trabalhos na rua, melhorando ainda mais o atendimento à população.

Outras vantagens desse sistema são ambientais, com economia de papel, já que ele é todo digital, e como ferramenta de gestão, uma vez que o aplicativo utilizado pela Daemo permite saber quais ordens foram emitidas, quais já foram atendidas e quais ainda precisam ser executadas.

O resultado da licitação já foi homologado. O edital tinha dois lotes, que foram vencidos pela Via Fibra. A transmissão de dados vai custar R$ 35 mil (R$ 2,9 mil/mês) e o link de comunicação de dados privados nas unidades operacionais R$ 60 mil (R$ 5mil/mês). Os valores máximos estipulados na licitação eram R$ 46 mil e R$ 71,3 mil.

SEGUNDA FASE

A Daemo teve que ampliar a capacidade de transmissão de dados para poder suportar a instalação de novo sistema e equipamentos de telemetria que utilizarão esta rede para realizar o monitoramento e controle de todas as unidades do sistema de abastecimento de água e esgoto de Olímpia.

Com a aquisição de novas câmeras a Daemo vai poder fazer o monitoramento de poços, reservatórios de água, estações de captação de água, estações elevatórias de esgoto bruto, estação compacta de tratamento de esgoto, estação de tratamento de esgoto e estação elevatória de água tratada tudo em tempo real.

Com isso será possível identificar de forma preventiva alguma condição que possa afetar o bom funcionamento dos equipamentos ou forçar interrupção dos serviços à população. As câmeras que já estão em funcionamento serão integradas a mais 80 equipamentos, que ainda serão licitados, e todos serão ligados a esta rede.