O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, foi um dos poucos brasileiros a participar da cerimônia de acendimento da tocha das Olimpíadas de Tóquio 2020, na manhã desta quinta-feira (12), na Grécia. O tradicional momento, que marca o início do revezamento da chama e a reta final de preparação para o evento, foi realizado no santuário de Olympia, berço dos Jogos da Antiguidade.
Neste ano, todo ritual que tem como ápice o acendimento das chamas pelos raios do sol diante do Templo de Hera, se deu com uma presença limitada de apenas 100 pessoas do mundo todo, escolhidas pelo Comitê Olímpico Internacional.
O convite inédito para o prefeito da Olímpia brasileira participar do evento foi feito pelo prefeito anfitrião, Georgios Georgiopoulos, com a intenção de, além de prestigiar os eventos festivos, reunir os representantes das cidades irmanadas para discutir assuntos importantes, como a formação da União Mundial das Cidades-Irmãs da Antiga Olympia.
Na manhã de quarta-feira, dia 11, na sede da Prefeitura de Olympia, foi realizado o encontro entre os representantes de 12 cidades coirmãs, entre eles o prefeito Herbert Jacob, do município de Grossostheim, na Alemanha; a administradora municipal, Michel Boss, de Antibes Juan-les Pins, na França; a prefeita Cyril Shelby, de Olympia, capital de Washington, nos EUA; a gerente da cidade Donna Nelson, de Colorado Springs, nos Estados Unidos; e outros. Na oportunidade, as delegações trocaram presentes comemorativos e, durante as colocações, foi apresentado um vídeo dos pontos turísticos de cada uma das cidades participantes.
Com a geminação, as cidades buscam a visão comum de promover os grandes ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, bem como o desenvolvimento das relações culturais, turísticas e esportivas entre as cidades, os cidadãos e as nações da Grécia e do Brasil, estabelecendo intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades.
“Foi uma honra muito grande e motivo de orgulho participar de eventos como esses. Foram muitas tratativas até concretizarmos a irmanação e podermos dar início as atividades que promovam o desenvolvimento de nossa cidade. Agradeço ao prefeito da Olympia antiga e toda sua equipe pela receptividade. Tivemos a oportunidade de representar o Brasil neste momento histórico. Com a formação da União Mundial das Cidades-Irmãs vamos colher bons frutos e trazer as experiências e riquezas dessas cidades para o nosso município”, afirmou o chefe do Poder Executivo da Olímpia brasileira.
A viagem, que foi custeada pelo próprio prefeito, também contou a participação da sua filha, Naiara Cunha, atualmente vereadora na Suécia e da servidora pública municipal e Turismóloga, Cristina Prado.