Olímpia/SP, 05 de Abril de 2020
tempo
21°C MIN 32°C MAX

Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
26 MAR 2020
SAÚDE
Vigilância Sanitária orienta estabelecimentos de alimentação contra transmissão do Covid-19

A fim de orientar sobre boas práticas na manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais, a Vigilância Sanitária de Olímpia salienta que durante o período de pandemia de Covid-19 é essencial o cumprimento da Portaria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo CVS nº.5 de 09 de abril de 2013. O documento estabelece as boas práticas para os estabelecimentos e serviços de alimentação.

Desta forma, o setor destaca que é preciso redobrar a atenção e a antissepsia frequente das mãos, especialmente antes de usar utensílios higienizados e de colocar luvas descartáveis. Também, a manipulação de alimentos prontos para o consumo, que sofreram tratamento térmico ou que não serão submetidos a tratamento térmico, bem como a manipulação de frutas, legumes e verduras já higienizadas, deve ser realizada com as mãos previamente higienizadas, ou com o uso de utensílios de manipulação, ou de luvas descartáveis.

Para evitar a transmissão do novo coronavírus, a Vigilância Sanitária ressalta que é importante adotar medidas de precaução, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, e não compartilhar objetos de uso pessoal como: talheres, pratos, copos e garrafas, com outras pessoas.

Também substituir todos os utensílios utilizados no atendimento (colheres, espátulas, pegadores, conchas e outros similares) a cada 30 minutos, higienizando-os completamente (incluindo seus cabos), antes de serem reutilizados; e evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas; proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descartar logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar.

A Vigilância Sanitária destaca que todas estas medidas são indicadas para qualquer época, independente da presença de epidemias, pois evitam contaminação na produção de alimentos e seguirá realizando inspeções.

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo disponibiliza, no link http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/cartilha_anvisa_gicra_final.pdf, uma cartilha de boas práticas de manipulação de alimentos. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (17) 3279-1400.

VINCULADOS À PÁGINA:
© Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados.