03 FEV 2021
SAÚDE
Olímpia já imunizou mais de mil moradores e iniciará vacinação de idosos com mais de 90 anos na próxima semana

A vacinação contra a Covid segue avançando em Olímpia. Nesta quarta, dia 03, o município atingiu a marca de mil moradores vacinados, na etapa inicial, e, agora, caminha para a ampliação da campanha, com a imunização dos idosos.

Inicialmente, o município recebeu 1.120 doses, entre as vacinas Coronavac (Butantan) e a AstraZeneca (Fiocruz). Prioritariamente, foram vacinados todos os profissionais de saúde da linha de frente do combate ao Coronavírus e, na sequência, a imunização foi ampliada para os motoristas socorristas, técnicos de laboratório e técnicos de Raio-X da UPA e de laboratórios particulares e os dentistas e auxiliares das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, tem sido promovida ainda a imunização dos trabalhadores em atividades de grande exposição ao contágio como é o caso dos colaboradores da limpeza, recepção de todos os equipamentos públicos de saúde do município e dos Prontos Atendimentos dos convênios, bem como agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, coveiros e preparadores de corpos da funerária.

Segundo a secretaria de Saúde de Olímpia, a vacinação segue as orientações do Ministério da Saúde, da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, do Grupo de Vigilância Epidemiológica e do Comitê Municipal de Imunização.

NOVAS DOSES E VACINAÇÃO DOS IDOSOS

Na tarde dessa terça-feira (02), o município recebeu mais 750 doses da Coronavac, sendo que cerca de 340 vacinas serão utilizadas para imunizar os idosos com 90 anos ou mais, a partir da próxima segunda-feira (08), conforme prevê o cronograma da campanha.

Considerando a mobilidade reduzida da faixa etária e para proporcionar mais comodidade e segurança aos idosos, a vacinação ficará disponível no formato drive-thru, na Avenida dos Olimpienses, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Para receber a vacina, o idoso deve apresentar um documento oficial com foto e o CPF.

No caso dos acamados com 90 anos ou mais, a orientação é para que os familiares entrem em contato com a Atenção Básica, pelo telefone (17) 3279-1400 – Ramal 9, para fornecer nome e o endereço para que a equipe da Saúde agende a vacinação no domicílio do morador.

IMUNIZAÇÃO DA REDE DE SAÚDE PRIVADA

Em reunião do Comitê Municipal de Imunização, foi definido que os profissionais de saúde e demais trabalhadores da rede de saúde privada de Olímpia serão imunizados no ARE (Postão) e na Unidade de Saúde Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Em decorrência do quantitativo de doses disponibilizado, inicialmente, serão vacinados os profissionais com 50 anos ou mais e, à medida que novas remessas chegarem, será ampliada a aplicação para as faixas etárias mais jovens. A imunização abrangerá profissionais como médicos de diversas especialidades, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e demais trabalhadores de saúde particulares, além de auxiliares clínicos.

Para receber a dose, é necessário apresentar, na triagem, documento que comprove a situação de profissional da saúde e documento oficial com foto e CPF (Ex: carteira de identificação de conselho de classe; carteira de trabalho; holerite ou crachá). É fundamental e essencial a apresentação dos documentos para comprovação do exercício da função.

Os profissionais que desempenham suas atividades e são proprietários deverão demonstrar, por meio de documentos como licença da Vigilância Sanitária em nome do proprietário, que atuam de fato no estabelecimento e assinar termo de responsabilidade. As vacinas serão disponibilizadas apenas para profissionais na ativa.

Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Vigilância pelo telefone (17) 3279-1400. A população pode ainda acompanhar o andamento da vacinação pelo Portal Oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, que disponibilizou um “Vacinômetro”, com a atualização diária de vacinas já aplicadas.