08 FEV 2021
Idosos acima de 90 anos e cuidadores começam a ser vacinados

A secretaria de Saúde de Olímpia deu início, nesta segunda-feira (08), à vacinação dos idosos com 90 anos ou mais. A primeira moradora a ser imunizada no município foi a Dona Júlia Pagoto Morano, que tem 105 anos, a pessoa de maior idade com cadastro no Cartão Cidadão Olimpiense. Ela recebeu uma das 340 doses da Coronavac, que foram entregues, na última semana, exclusivamente para este fim.

Com essa aplicação, foi aberta oficialmente a imunização dos idosos da referida faixa etária. Em Olímpia, para proporcionar mais comodidade e segurança, a vacinação está sendo oferecida no formato drive-thru (sem sair do carro), na Avenida dos Olimpienses, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Para os idosos acamados, será feito o agendamento para aplicação a domicílio. Os familiares devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (17) 3279-1400. Para receber a dose, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto e o CPF.

O município aguarda orientação dos órgãos superiores de saúde e o envio de mais doses para ampliar a vacinação para as demais faixas etárias. Todas as informações serão comunicadas à população.

VACINAÇÃO DOS CUIDADORES

Os cuidadores dos idosos acamados com 90 anos ou mais também serão contemplados nesta etapa de vacinação. Vale ressaltar que o profissional deve se enquadrar na função de cuidador, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos (autônomos), zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

Para receber a dose, é preciso apresentar a carteira de trabalho ou documento que comprove o vínculo empregatício com a função de cuidador de idoso. A aplicação para o cuidador será feita junto com a do idoso acamado, durante a visita agendada com a Vigilância no domicílio.