15 FEV 2021
CULTURA
CarnaLembrança 2021 registrou mais de 18 mil visualizações em três noites de lives

Marchinhas, sambas-enredo, axé, samba e pagode animaram o CarnaLembrança 2021. Durante as três noites, mais de 18 mil pessoas acessaram as redes sociais da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia para curtir a folia em casa. Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, as apresentações foram transmitidas por meio de lives.

O evento, cujo palco foi a Casa da Cultura, começou na sexta-feira, dia 12, com o grupo olimpiense Pagod’elas, formado por seis mulheres. Já no sábado, dia 13, foi a vez do também olimpiense Boca Nervosa, com sua banda composta por mais cinco músicos. Durante sua apresentação, o músico lembrou da época que participou das escolas de samba e blocos carnavalescos, e dos antigos carnavais de rua e dos clubes. O encerramento do CarnaLembrança foi nesse domingo, dia 14, com o Grupo Tríade.

Durante as três noites, o público conferiu as apresentações pelo Facebook e Youtube, somando 18.032 visualizações, sendo 8.078 acessos na sexta-feira; 6.906 visualizações no sábado, e 3.048 visualizações no domingo (14). As lives ainda somaram mais de 1.500 interações de internautas.

No decorrer das transmissões, também foram exibidos diversos vídeos com breves retratos da história do Carnaval de Olímpia, com depoimentos de carnavalescos de várias gerações.  O material foi produzido pelo músico e pesquisador olimpiense Estêvão Amaro dos Reis, que também comandou a apresentação das lives. Outro vídeo, produzido pelo Arquivo Público, foi apresentado, relembrando os carnavais de rua e de salão, com imagens antigas.

Além da programação musical, o CarnaLembrança tem disponível ainda a exposição virtual com fotos dos carnavais antigos do município. As imagens são do acervo do Arquivo Público Municipal, do MIVO - Memorial Interativo Virtual de Olímpia, Jornal Folha da Região, do olimpiense Roberto Ramirez e também de historiadores e amantes do carnaval, que enviaram suas fotos para a publicação.  A exposição está disponível no portal oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, até nesta terça-feira, 16 de fevereiro.

Segundo a organização, o evento teve a proposta de oferecer entretenimento e incentivar as pessoas a ficarem em casa, neste momento de cautela, proporcionando ainda a oportunidade de resgatar a história e as lembranças dos carnavais olimpienses.

O CarnaLembrança 2021 foi organizado pela Associação Olímpia para Todos, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura e do Arquivo Público Municipal.