27 FEV 2021
GABINETE
Apresentação da Sala de Tomografia e visita ao Bosque Ambiental abrem atividades simbólicas dos 118 anos de Olímpia

Mais duas grandes conquistas em benefício da população foram apresentadas neste sábado, dia 27 de fevereiro, em atos simbólicos e restritos em comemoração aos 118 anos da Estância Turística de Olímpia.

A Saúde, que sempre foi prioridade da gestão, acaba de ganhar mais um importante reforço, o tomógrafo, instalado na Santa Casa de Misericórdia. A sala do aparelho teve sua adequação finalizada e recebeu o nome de dona “Eurides Garcia Garcia”, mãe do vice-governador, Rodrigo Garcia, que esteve presente no hospital, acompanhado de seu pai, Paulino Locatelli Garcia, para prestigiar a homenagem pela grande contribuição de toda a família para com o desenvolvimento da região e de Olímpia.

O moderno equipamento era uma demanda antiga da cidade e do hospital para aprimorar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes internados, que, até então, têm que ser deslocados para uma clínica particular para realização do exame, e se faz ainda mais necessário agora, tendo em vista que é um dos principais exames para o tratamento da Covid. Com a montagem da estruturada, a equipe que irá operar o serviço está passando por treinamento para ativação ainda este mês.

A apresentação das novas instalações contou também com a participação do deputado federal Geninho Zuliani, que intermediou a conquista dos recursos junto ao Governo do Estado, o prefeito Fernando Cunha, o vice e direto técnico da Santa Casa, Dr. Fábio Martinez, o provedor do hospital, Luiz Alberto Zaccarelli, o presidente da Câmara, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), além de outras autoridades municipais, lideranças da região e imprensa convidada. O ato foi breve, restrito e não aberto ao público para evitar aglomerações.

Na ocasião, os presentes falaram sobre a importância da conquista e a homenagem à família Garcia, como o deputado federal, Geninho Zuliani. “Rodrigo e sua família têm uma história bonita com Olímpia e, hoje, recebem essa homenagem especial, em reconhecimento ao trabalho dedicado com a nossa região, onde foi criado, e com a nossa cidade. Para nossa alegria e felicidade, ele ocupa lugar de destaque não só como vice-governador como secretario de Governo, sempre nos representando bem. Agradeço toda a dedicação e agradeço a visita ainda mais neste momento tão importante desta homenagem”, destacou.

Já o vice-governador e filho da homenageada agradeceu o gesto e aproveitou para fazer um apelo sobre a pandemia. “Olímpia sempre foi uma cidade que me acolheu, que sempre tive convivência pessoal e agora profissional, tendo a oportunidade de contribuir com o seu desenvolvimento. O Governo do Estado liberou os recursos para a compra do aparelho e, pessoalmente, eu tenho o orgulho de receber essa homenagem à minha mãe, que quero agradecer a generosidade. Os serviços de saúde têm a ganhar com essa conquista, ainda mais neste momento que enfrentamos. Vivemos dias difíceis, que nós sabemos que as pessoas estão cansadas, que não aguentam mais, mas precisamos entender que ainda precisamos de muitas respostas e, infelizmente, a esperança que é a vacina não veio a tempo de evitar a segunda onda, que está mais forte. Diante dos números, nós ainda teremos um mês de desafios pela frente, mas nós precisamos ter muito cuidado para que venham dias melhores e possamos retomar nossas vidas. É muita emoção para nossa família, esse equipamento é fundamental para melhorar os serviços de saúde e agradeço à Santa Casa pelo trabalho que tem realizado”, ressaltou Rodrigo Garcia.

Completando as manifestações, o prefeito Fernando Cunha falou sobre a conquista. “Estamos em um momento de cautela, mas achamos que o aniversário de Olímpia seria um momento oportuno para apresentar os grandes ganhos que a cidade teve para melhorar a vida da população. Tivemos grandes investimentos na Santa Casa e sabemos da importância do tomógrafo para agregar essa estrutura de saúde. E aproveitamos para fazer um agradecimento à família Garcia, colocando na história da cidade de forma permanente o trabalho do nosso vice-governador e de toda a sua família, no caminho que ele tem percorrido e trazendo conquistas e lembrando sempre de nossa cidade”, finalizou.

BOSQUE MUNICIPAL

Durante a visita a Olímpia, a comitiva ainda conheceu o Bosque Municipal de Educação Ambiental, que leva o nome do olimpiense “Walter Zucca”. O espaço, construído ao lado do Clube de Campo, foi estruturado para uso da população e a valorização de seu entorno, como local de lazer, recreação e esporte, contando com equipamentos de academia ao ar livre, playground, pista de ciclismo, calçada para cooper, iluminação e paisagismo. Todo esse conjunto tem o objetivo de proporcionar melhoria para a cidade, promover a reeducação ambiental e oferecer à população mais qualidade de vida. Para tanto, foi destinado recurso estadual de R$ 700 mil, da secretaria da Justiça e Cidadania, além da contrapartida do município.

O homenageado, que faleceu em 2012 aos 88 anos, foi considerado um dos ícones da história cerealista e do empreendedorismo de Olímpia e do Estado de São Paulo, tendo sido premiado como o melhor classificador de arroz do Brasil, na Bolsa de Cereais de São Paulo, em 1960. Walter ocupou ainda importantes cargos da sociedade olimpiense e contribuiu com a fundação de escolas e clubes sociais, justificando a homenagem pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do município.