18 MAR 2021
Aumento de casos de Covid reduz estoque do Hemocentro de Olímpia

Manter os estoques de sangue em níveis satisfatórios já é um desafio diário para os hemocentros em tempos normais mas, na pandemia, tem se tornado ainda mais difícil.

Isso porque o aumento dos casos da Covid-19 tem influenciado diretamente na demanda e estoque, seja pelo fato de que muitos pacientes internados necessitam de transfusão para o tratamento da doença ou ainda devido ao período que os doadores, que venham a se contaminar, precisam esperar para poderem estar aptos novamente a fazer a doação.

No caso das pessoas positivadas, é recomendado aguardar pelo menos 30 dias após a recuperação completa da infecção pelo vírus. Já quem teve contato direto (domiciliar ou profissional) com pessoas suspeitas ou confirmadas, deve aguardar 15 dias após a exposição para realizar a doação. Um intervalo também é indicado para os moradores que foram vacinados contra o Coronavírus, sendo o prazo de 48 horas após a vacinação para quem foi imunizado com a Coronavac (Butantan) e 7 dias para quem recebeu a vacina AstraZeneca (Oxford/FioCruz).

Dessa forma, o momento de pandemia exige requisitos mais restritos para a doação, o que tem ocasionado uma queda ainda maior no estoque dos bancos de sangue. Por isso, a Unidade de Hemoterapia de Olímpia, que integra a rede do Hemocentro de Ribeirão Preto, faz um apelo para que a população colabore para abastecer o estoque local.

O pedido de doações se estende ainda para toda a região, tendo em vista que a Santa Casa de Misericórdia é o único hospital que atende os municípios do entorno, realizando procedimentos de transfusões. Segundo o Hemocentro, todos os tipos sanguíneos são essenciais, sendo o O+ e os tipos negativos (A-, B- e O-) os mais utilizados.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Em caso de dúvidas sobre a doação ou para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (17) 3281-9080 / (17) 98165-0032 (Whatsapp). A Unidade de Hemoterapia de Olímpia fica na Rua Síria, 190 – Centro (ao lado da Santa Casa). As doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 07h às 12 horas.