10 MAI 2021
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente orienta sobre denúncias de queimadas e divulga telefone para primeiros socorros de animais

A Estância Turística de Olímpia começa a enfrentar um período de pouca chuva e tempo seco, o que pode ocasionar queimadas e elevar índices de poluição e doenças respiratórias. Por isso, a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente está intensificando a divulgação dos canais de denúncias de queimadas irregulares em áreas urbanas.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente, nesta época do ano, existe uma ocorrência maior de queimadas em áreas urbanas e rurais, e com a seca e ventos fortes, os incêndios são mais frequentes. Por isso, a população precisa evitar mato alto em terrenos e atear fogo em terrenos, pastos, resíduos e folhas secas.

Assim, ao identificar queimadas em terrenos ou áreas dentro da cidade, a denúncia deve ser realizada ao canal da fiscalização ambiental, pelo telefone (17) 99682-5465. O mesmo número também oferece orientações sobre poda e erradicação de árvores, e descarte de resíduos da construção civil em locais adequados.

A secretaria orienta aos moradores que provocar queimadas para limpeza de terrenos, bem como a incineração de resíduos, tanto em área urbana quanto em área rural do município é proibido por lei, cabendo multa ao infrator de 50 UFESP (R$ 1.454,50), dobrando em caso de reincidência, de acordo com a Lei 4.076/2016.

Em área rural, é necessário denunciar à Polícia Ambiental de Barretos pelos telefones (17) 3322-0499 ou 3325-2714. Somente mediante formalização da denúncia, é que os órgãos responsáveis podem fiscalizar e identificar o infrator para tomar as medidas cabíveis.

É importante salientar que o denunciante deve primeiramente ligar para o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, para que o mesmo já inicie a contenção do fogo no local.

PRIMEIROS SOCORROS DE ANIMAIS

Outro serviço da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente é o atendimento de primeiros socorros aos animais vítimas de atropelamento, envenenamento e ferimentos graves por materiais perfurocortantes.

O novo número do atendimento de emergência é o WhatsApp (17) 99628-7677. Os primeiros socorros podem ser solicitados para animais de rua e famílias de baixa renda. Durante o contato, é importante enviar fotos e vídeos para que o médico veterinário de plantão possa atender melhor a situação.