18 MAI 2021
ADMINISTRAÇÃO
Arquivo Público recebe doação dos acervos dos jornais olimpienses “Folha da Região” e “Voz do Povo”

O Arquivo Público Municipal "Dr. Antônio Augusto Reis Neves" recebeu, recentemente, a doação dos acervos dos jornais “Folha da Região” e “A Voz do Povo”, veículos importantes para a construção da história da Estância Turística de Olímpia.

O jornal “Folha da Região” foi fundado em 1980 e, em 2020, completou 40 anos de existência. As edições doadas estão encadernadas e trazem materiais desde 1984 como raríssimas reportagens, inclusive dos prefeitos que passaram por Olímpia. Todo o acervo foi doado pelo jornalista José Antônio Arantes, que desde o início faz parte da história do jornal e hoje é o responsável pelo semanário.

Já o jornal “Voz do Povo” foi fundado no século passado, nas décadas de 20/30. Os exemplares foram entregues pela olimpiense Maria Lair Vaz Gigliotti, viúva do Juiz de Direito, Alcy Gigliotti, proprietário do distinto jornal. As páginas do jornal, registram grandes momentos da história olimpiense como inaugurações, política local, entrevistas, publicidades diversas, entre outros.

Além dos jornais dos anos 50/60, o Arquivo Público ainda recebeu várias fotos inéditas de personalidades como Capitão Narciso Bertolino, Amadeu Galmacci, Doutor Neves, Prefeito Álvaro Britto e tantos outros que compõem a história da Estância Turística de Olímpia.

As doações foram recebidas pela bibliotecária Maria do Carmo Passi e, agora, todo material passa a ser patrimônio cultural do Arquivo Público Municipal. O acervo é de interesse público, será catalogado e digitalizado, e ficará à disposição da população.