22 JUN 2021
Após medidas restritivas, Olímpia registra uma das melhores taxas de isolamento do Estado e supera cidades da região com lockdown
O isolamento social na Estância Turística de Olímpia, mais uma vez, está entre os maiores do Estado de São Paulo em números percentuais. É o que aponta o sistema inteligente de monitoramento do Governo do Estado que desde a última sexta-feira, dia 18, já trazia Olímpia em 16º lugar no ranking entre todos os municípios paulistas, com taxa de isolamento de 45%.

Na data, o índice também foi o maior de toda a região, considerando as cidades das regionais de saúde de Barretos e São José do Rio Preto, além de estar acima ainda da média estadual que foi de 39%.

No sábado (19), o indicativo foi ainda maior e atingiu 47%, superando o índice estadual de 42% e inclusive cidades que estão em fase de lockdown como Catanduva (46%), Barretos (43%) e São José do Rio Preto (42%).

Já no domingo (20), os índices ficaram em 46% e, nesta segunda-feira (21), o município voltou a superar a média estadual de 40% e atingiu a marca de 43%. Os números continuaram acima de cidades com medidas mais severas.

A classificação de destaque de Olímpia ocorre logo após a regulamentação de medidas mais restritivas, tendo ficado também acima da média do último fim de semana que foi de 43,6%. De maneira geral, a taxa de isolamento do município sempre se manteve estável, apresentando bons indicativos de controle, o que propiciou também o descarte de um lockdown mais rígido neste momento.

SIMI-SP
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento também servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

Confira o índice dos municípios da região na última segunda-feira (21):

* Barretos (Lockdown) – 44%
* Olímpia – 43%