11 NOV 2021
CULTURA
Dia da Consciência Negra será celebrado com Circuito Afro Cultural e mesa redonda de discussão
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceria com o Conselho Municipal da Diversidade Racial, promoverá, na próxima semana, uma programação especial. O evento conta com o apoio da secretaria de Turismo e Cultura e dos vereadores Edna Marques e Sargento Barrera.

A primeira atividade será uma mesa redonda de discussão, no dia 17 de novembro, com transmissão pelas nas redes sociais da Câmara Municipal. O objetivo é discutir todas as temáticas, desde a desmistificação da religiosidade, os desafios e avanços obtidos, como também debater as desigualdades de oportunidades e o racismo estrutural.

O encontro contará com a presença de estudiosos e defensores da causa como: o músico e etnomusicólogo Estevão Amaro; a professora e doutoranda, Tatiane Pereira de Souza; Cristiane de Assis, autora do livro “Nossas vidas pretas”; a professora e ativista, Silvia Pereira do Santos; e também a advogada e ex-conselheira estadual do Conselho do Negro, Eni Augusta de Paula.

Já no dia 19 de novembro, será realizado o Circuito Afro Cultural, com diversas apresentações simultâneas de manifestações culturais na Avenida Aurora Forti Neves, em dois palcos.

No primeiro palco, no deck defronte à Drogaria Total, a partir das 18h30, serão realizadas as apresentações do Grupo Raízes Afro Brasil, Poesia Marginal, Cia Arte N'Alma e Pagod'elas.

Já no segundo palco, defronte ao Restaurante Casa do Peixe, as apresentações serão do Terno de Congada Chapéu de Fitas, Abil Capoeira, e grupo de percussão “Sou da Paz”, além de interação cultural ao longo da avenida com Gustavo Garrido e Luiz Oliveira, com início às 19h.

“O evento tem o intuito de resgatar um pouco da história sobre a data. Com a participação de uma comissão, foi decidido realizar e mostrar ao público, os desafios, conquistas e avanços que a população negra teve por meio da educação, da arte, da política, das tradições culturais e, ao mesmo tempo, também discutir os efeitos e retrocessos do racismo estrutural e intolerância religiosa”, afirmou a vereadora Edna Marques.

“Hoje estamos empenhados em trazer neste evento, as raízes sobre a cultura envolvendo este tema, tudo que já conquistou e tudo que ainda tem a ser conquistado. Por isso, apoio esse evento juntamente com a Prefeitura Municipal”, disse o vereador Sargento Barrera.

SEMANA AFRO BRASIL
A Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves também realizará de 13 a 17 de novembro, em comemoração a Consciência Negra, a “Semana Afro Brasil'', com diversas atividades. A primeira delas será no dia 13, na Praça da Matriz de São João Batista,  apresentando:  “O Chamado”, com Gilson Brenner.  Já no dia 17, será realizada a exposição de máscaras africanas e bonecas Abayomi, na Câmara Municipal. E no dia 19, o grupo Raízes Afro Brasil realizará a abertura do Circuito  Cultural, na Avenida Aurora Forti Neves. Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram @vozesdaigualdade.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM OLÍMPIA (20/11)
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informa aos olimpienses que o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, não é mais feriado no município desde o ano de 2015, de acordo com a Lei nº 3929, de 15 de abril de 2015, cujo projeto de lei foi de autoria do Executivo e aprovado pelos vereadores, na época.