11 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Estação Cultural de Olímpia capacita professores da rede municipal sobre arte e educação para ensino dos alunos
Incentivando o acesso à arte e à cultura e visando promover o aprendizado dos alunos em sala de aula, a Estação Cultural de Olímpia – ECO iniciou uma capacitação especial voltada aos professores da rede municipal de ensino.

A ação, que é uma parceria entre as secretarias de Turismo e Cultura e Educação, oferece curso de formação para os educadores como uma oportunidade de conhecerem as obras expostas no espaço cultural a fim de que possam trabalhar e difundir a arte em sala de aula.

O curso, realizado no Educativo da ECO, é dividido em três módulos e aborda temas sobre educação patrimonial e artes e educação não formal em espaços não escolares. Os professores têm aulas sobre a história da arte e os conceitos das três principais mostras da Estação Cultural, com foco no modernismo, naifi popular e arte contemporânea.

O treinamento composto por 30 horas/aulas está sendo ministrado em 10 encontros, de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 9h às 11h, voluntariamente pelos servidores da secretaria de Turismo e Cultura, Rodrigo César Borges Marini, diretor de Cultura, com experiência há mais de 10 anos na área de formação educacional e gestão, e Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do Educativo dos museus, com experiência também há mais de 10 anos em formação educacional e projetos educativos. Ao todo, 200 professores se inscreveram para a prática educativa, que terá duração até o mês de maio.

Com esta metodologia, a Estação Cultural espera fomentar e incentivar os professores a levarem seus alunos à visitação dos museus da cidade, com relevância para a história do prédio, dos artistas, das artes e das pessoas que influenciaram a história de Olímpia.

A ECO fica na Rua Coronel José de Medeiros, nº 477 – Patrimônio de São João Batista e é um dos mais novos atrativos culturais e turísticos gratuitos do município, implantado no prédio da antiga Estação Ferroviária. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 15h às 21h.