12 ABR 2022
MEIO AMBIENTE
Desassoreamento do Córrego Olhos D’Água possibilita maior volume de água e proteção aos mananciais
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em mais uma ação de preservação ambiental e dos recursos hídricos, iniciou nos últimos dias, o desassoreamento do Córrego Olhos D'Água.

A limpeza, que está sendo realizada pela secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, além de ajudar no abastecimento e na fluidez do fluxo de água, aumentará o volume de peixes, protegendo os mananciais e garantindo a segurança hídrica da população. O método consiste na remoção de resíduos e sedimentos acumulados no fundo dos rios para melhoria de seu escoamento, com o intuito de minimizar ainda possíveis inundações decorrentes do transbordamento.

A primeira parte do desassoreamento se inicia a partir da captação do bairro São José até a ponte conhecida como Boca do Túnel. Posteriormente, também devem passar pelo desassoreamento o curso d’água do Córrego Olhos D’Água, a jusante da ETE Água Limpa e do Córrego dos Pretos, a montante e a jusante da ETE Compacta Córrego dos Pretos. O Córrego Zambom também passará pelo processo de limpeza dos entulhos, pedras e excesso de areia e há ainda o projeto para desassorear e recuperar a área da antiga represa do Recco.

A ação faz parte de um convênio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) com os municípios, junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Água é Vida – eixo “Rios Vivos”, que prevê a revitalização de 3 mil quilômetros de cursos d'água no período de um ano, em todo Estado. Um investimento de R$90 milhões de reais que abrangerá 260 municípios.

O programa é coordenado pela secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e está dividido em quatro eixos: Águas subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a secretaria de Agricultura e Abastecimento.