12 ABR 2022
SAÚDE
Nebulização noturna contra a Dengue avança em Olímpia para prevenção de novos casos

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia começou, nos últimos dias, mais uma ação para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no município. Por meio da equipe do Centro de Endemias, está sendo realizada a nebulização veicular noturna, que tem percorrido os bairros com maior incidência de casos.

Segundo a secretaria de Saúde, a medida atua como reforço das ações preventivas e é uma das estratégias de controle da transmissão da doença e do aumento no número de casos, que vem sendo registrado em toda a região. Segundo o último balanço da Vigilância, o município conta 551 casos positivos somente neste ano.

Desde o início da nebulização, o veículo com a máquina acoplada que libera o inseticida Cielo, já nebulizou os bairros: Cohab IV, Thermas Park, Santa Ifigênia, Boa Esperança, Vila Miessa, Jardim Canterville, Jardim São Francisco, Nosso Teto e o distrito de Baguaçu.

Esta semana, nos dias 12, 13 e 14, a nebulização ocorrerá no bairro São José. Já nos dias 18, 19 e 20 de abril, os bairros nebulizados serão o Harmonia e o Quinta da Colina. Nos dias 21 e 22, será a vez do distrito de Ribeiro dos Santos. O veículo percorre as ruas das 19h às 22 horas.

Os agentes pedem a colaboração dos moradores para que deixem portas e janelas abertas, cubram gaiolas e aquários e tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas.

Além da nebulização como método para eliminar o mosquito transmissor da doença, continuam sendo realizadas visitas, bloqueios e a nebulização com a máquina costal, em diversas regiões da cidade, a fim de evitar o avanço de casos. A população também deve estar atenta e redobrar os cuidados em suas residências, eliminando entulhos, água parada e recipientes que possam servir de criadouros.

Até o final do mês, um novo cronograma será divulgado para que as demais regiões da cidade, com maior índice de casos, recebam a ação.